17/03/2011 13h27 - Atualizado em 01/07/2016 09h41

Campanha da Fraternidade “A vida no planeta” é tema de atividades em Unidade do Iases

A Campanha da Fraternidade que neste ano traz como lema: “A vida no planeta”, está sendo tema de atividades socioeducativas na Casa de Semiliberdade, do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em Vila Velha. A partir desta semana, durante todo o período da quaresma até a Páscoa, celebrada no dia 24 de abril, serão desenvolvidas ações que visam a socioeducação e a religiosidade.

Nesta semana, os adolescentes iniciaram a produção de cartazes informativos que formarão uma exposição, sobre a conscientização cristã, o amor ao próximo e a solidariedade. Também serão confeccionados quadros com pinturas em tela sobre sustentabilidade, meio ambiente, desmatamento, dentre outros. Nas oficinas de artesanato, os adolescentes utilizarão caixas de leite e suco para confeccionar embalagens de presentes.

De acordo com o coordenador educativo da Casa de Semiliberdade, Josimar Barbosa Grippa, durante as atividades os adolescentes também participarão de momentos de debates e reflexão sobre textos bíblicos e sobre religiosidade.

“O objetivo das atividades é promover momentos de reflexão sobre a importância do amor ao próximo e da solidariedade, envolvendo atividades teóricas e práticas, como o estudo de textos e também a utilização da reciclagem, tema da Campanha da Fraternidade, que atualmente também é uma forma de fonte de renda”, disse Josimar.

Casa de Semiliberdade

A Casa de Semiliberdade do Iases realiza atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade, por meio de uma parceria com a União Brasileira de Educação e Ensino (UBEE/Maristas),

O Programa de Medida Socioeducativa de Semiliberdade do Iases está alicerçado no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que tem como objetivo promover o desenvolvimento de ações socioeducativas sustentadas nos princípios dos Direitos Humanos e articuladas com as políticas públicas que privilegiam a rede socioassistencial e as políticas de saúde, educação, habitação, dentre outras.

Entre as ações previstas estão: oportunidades para o adolescente pensar sobre as consequências do ato infracional cometido, refletindo a assimilação do processo de responsabilização; acesso a escolarização e profissionalização como principiais instrumentos de inclusão social; facilitação para o fortalecimento dos vínculos familiares; e incentivo à participação em atividades de esporte, cultura e lazer junto à comunidade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard