As atividades do “Projeto Gentileza: virei profeta por um dia”, ultrapassou os muros da Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cariacica-Sede, e três adolescentes realizaram uma ação de beleza junto aos abrigados da Unidade de Atendimento ao Deficiente (Unaed), local também administrado pelo Iases, em Cariacica-Sede.
As adolescentes cuidaram das unhas das abrigadas aplicando as técnicas de manicure e pedicure que aprenderam durante os cursos realizados no salão de beleza da UFI e ainda aproveitaram para maquiar as abrigadas, deixando o grupo com um visual caprichado.
Além da ação de beleza, a visita das socioeducandas na Unaed também promoveu a integração e confraternização com a realização de um momento de espiritualidade, onde as meninas e os abrigados fizeram orações e cantaram louvores.
“As meninas foram recepcionadas na Unaed com muita alegria. Realizar esta ação em uma unidade que atende pessoas com deficiências especiais fez com que as adolescentes conhecessem e refletissem sobre outras realidades bem diferentes. Elas entenderam o significado e a importância desta ação e realizaram um ‘trabalho’ de coração, visando à prática das boas ações, lembrado sempre as palavras do Profeta Gentileza que diz: Gentileza gera gentileza!”, disse a pedagoga Josimara Mello.
O “Projeto Gentileza” vem sendo desenvolvido na Unidade feminina com o objetivo de promover ações e atividades que colaborem para a disseminação de valores de bem nas relações com o próximo, com a família e para o bem comum e social em que as adolescentes vivem. As atividades misturam arte, cultura e reflexão, e são inspiradas na história e na obra do poeta brasileiro José Agradecido, conhecido como “Profeta Gentileza”, que produziu pinturas pelas ruas do Rio de Janeiro.
Atendimento
A Unaed atende portadores de necessidades especiais, mentais e físicas, encaminhados por meio das varas da Infância e Juventude da Grande Vitória e do interior do Estado. Os abrigados recebem atendimentos médico, fonoaudiológico, de acordo com sua necessidade. Eles têm, ainda, assistência social, e atendimento pedagógico, por meio de atividades lúdicas e de estímulos motores, respeitando o nível de desenvolvimento de cada um. Além disso, os internos participam de atividades que visam promover a convivência social e comunitária em espaços públicos e sociais.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação / Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3233-5403 / 9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br