À volta às aulas nas Unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), nesta semana, está sendo marcada por atividades que visam a integração entre alunos e professores da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) que atuarão nas Unidades e socioeducadores.
Neste primeiro semestre letivo, aproximadamente 375 alunos estão matriculados na escolarização formal, modelo Educação para Jovens e Adultos (EJA) que será desenvolvido nas unidades de atendimento em meio fechado. Além disso, o Iases está com dez adolescentes da Casa Marista de Semiliberdade, localizada em Vila Velha, inseridos em escolas da rede municipal de ensino.
De acordo com a pedagoga da Casa Semiliberdade, Aliny Simmer, os adolescentes estão entusiasmados com a volta às aulas. “Os meninos iniciaram as aulas muito entusiasmados e, nesta semana, já começaram a desenvolver os estudos e atividades que abordam assuntos cotidianos e de natureza social”, disse a pedagoga.
Na Unidade Feminina de Internação (UFI), localizada em Cariacica-Sede, as meninas também voltaram às aulas. “As adolescentes têm demonstrado muito interesse e motivação. Os educadores da Sedu puderam perceber que as adolescentes estão com muito interesse nos estudos neste inicio de ano letivo”, disse a subgerente pedagógica da UFI, Mirtes Basílio.
Já na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica-Sede, o desenvolvimento de atividades de dinâmicas e integração realizada pela equipe pedagógica, professores e alunos, têm deixado boas expectativas para o ano letivo.
“Os professores estão conhecendo os alunos, que têm demonstrado muito interesse em ter ‘aula de verdade’, com professor em sala de aula, explicação das matérias no quadro, grupo de estudos. Os adolescentes estão conscientes que o parecer pedagógico tem um valor muito importante no cumprimento da medida socioeducativa”, disse Maria das Dores Cunha, coordenadora do Espaço Pedagógico.
De acordo com a pedagoga Márcia Querubino Alves, que coordena a escolarização na Unis, na próxima semana o tema das aulas de Português, História, Matemática, Ciências, Geografia e Inglês serão ligados à ética e a cidadania. “Os adolescentes vão estudar sobre os temas, participar de debates e trabalhos sobre meio ambiente, direitos e deveres dos cidadãos e valores morais”, disse.
Na Unidade de Internação Provisória I (Unip I), em Cariacica-Sede, além das dinâmicas de apresentação, os adolescentes já iniciaram as atividades do Projeto “Linguagem”, que integra as disciplinas de Português e Artes, ministradas por professores da Sedu, e de música, ministrada por um instrutor de música do Iases. Os adolescentes estão analisando a música “Cidadão” de Zé Ramalho e participando de debates e confecção de trabalhos que abordam temas como ética, identidade e cidadania.
Para a pedagoga da Unip I, Edneide Paula Rodrigues, a atividade esta proporcionando a integração e trabalho em grupo. “A ideia é iniciar o ano letivo com atividades e temas que estimulem a integração, a curiosidade e a vontade de estudar em cada adolescente”, disse.
Jornada Pedagógica
Com o retorno das aulas, a jornada pedagógica de todas as unidades - que no mês de janeiro tiveram programações especiais de férias - foi retomada com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas e profissionalizantes, atividades de esportes, lazer, cultura, sócio familiares, sócio comunitárias e os projetos transversais, que priorizam o desenvolvimento de atividades focadas nos princípios e valores humanitários, na autoestima e no desenvolvimento dos direitos e deveres dos adolescentes, de seus familiares e da sociedade.
No Espaço Pedagógico da Unis, por exemplo, as oficinas de tecelagem, artesanato, caixas de MDF, informática, canto e coral, violão e cavaquinho, retornaram suas atividades. Também terão prosseguimento as aulas na oficina de manutenção de computadores e na fábrica de artefatos de concreto sustentável da ArcelorMittal Tubarão, iniciadas durante as férias. Os adolescentes que estudam no período da manhã participam das oficinas pedagógicas e profissionalizantes no período da tarde e vice versa.
Unidade de Internação Regional Norte
Na Unidade de Internação da Regional Norte, em Linhares, que está sendo ocupada gradativamente, as ações socioeducativas e pedagógicas junto aos adolescentes, seus familiares e à comunidade local já estão apresentando avanços.
Além da equipe da Unidade Norte, as ações estão contando com o apoio de socioeducadores e oficineiros do Espaço Pedagógico da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), de Cariacica-Sede, e técnicos do Escritório Regional Norte.
Os adolescentes estão participando de atividades pedagógicas e oficinas de artesanato, música, arte, esporte e espiritualidade. A oficineira Liliane Reis Amaro está trabalhando a técnica da decoupage em telhas. Os adolescentes estão produzindo pinturas e obras de arte que ao invés de ganharem molduras, são feitas em telhas, o que deixa o trabalho diferenciado e artesanal.
Já a oficineira Magna Lúcia Lopes está trabalhando com a oficina de produção de caixas de papel microondulado. De acordo com a socioeducadora, além do ensinamento da prática, no início de cada aula, os adolescentes participam de uma dinâmica que auxiliará no desenvolvimento das habilidades dos trabalhos.
“Antes de iniciarmos a oficina de caixas, por exemplo, fizemos a dinâmica do barbante. Os adolescentes se integraram uns aos outros através do barbante e formaram uma teia. Enquanto formávamos a teia, os adolescentes iam expressando seus sentimentos e dizendo o que desejavam ao colega naquela hora e o que esperavam aprender na atividade”, disse Magna.
A oficineira explicou que os adolescentes aprenderam a confeccionar três formatos de caixas de papel microondulado que podem ser utilizadas como peças decorativas e também embalagens de presentes. A opção preferida dos adolescentes foram as caixas em formato de coração.
“A cada três peças produzidas eles puderam ficar com uma para entregar para as famílias. A preferida foi a de coração, pois eles escolheram presentear as mães”, disse Magna.
Além das oficinas de artes e artesanato, também já foram iniciados três projetos socioeducativos e pedagógicos denominados: Educantando; Aprendendo com os jogos e Espaço de cinema.
O Projeto Educantando está sendo coordenado pelo socioeducador Igor Fernandes Menezes e tem como objetivo introduzir a musicalidade no cotidiano dos socioeducandos, proporcionando o lazer e a educação através da música, visando incentivar momentos de reflexões que contribuam para a re-significação de valores dos adolescentes.
Já o Projeto Aprendendo com os Jogos é coordenado pela equipe técnica do Escritório Regional Norte e tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento da atenção, da concentração, do raciocínio lógico, da memória, da paciência, do espírito competitivo e da socialização entre os adolescentes e educadores de uma forma lúdica, através de jogos como dominó e dinâmicas.
O Projeto Espaço de Cinema também está sob a coordenação de Igor Fernandes Menezes e tem como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e recreação, baseado em histórias do cinema. O projeto conta com a exibição de filmes contemporâneos e educativos.
Além dos projetos em curso, o esporte também tem integrado os adolescentes e socioeducadores. Durante as atividades de educação física estão sendo promovidas partidas de futsal e futebol de campo que integram times de agentes socioeducativos e de adolescentes.
Já a família, está presente todos os domingos e além da visita, participa do “Momento Gratidão”, coordenado pelos socioeducadores da Unidade. O objetivo é promover ações integradas entre os adolescentes, seus familiares e socioeducadores que visem à valorização de princípios baseados no otimismo, direitos humanos, habilidades, competências, amor ao próximo, à família e à Pátria, por meio da espiritualização, do debate e da reflexão.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida