05/11/2013 13h16 - Atualizado em 01/07/2016 11h25

Atividade incentiva socioeducandas da UFI à leitura

As adolescentes da Unidade Feminina de Internação (Ufi) concluíram esta semana uma importante atividade em sala de aula que, muito além de um instrumento avaliativo, garantiu a elas novos conhecimentos a respeito da literatura brasileira e estrangeira. As alunas da 7ª e 8ª séries receberam obras de autores consagrados para ler, fazer a resenha e uma apresentação oral às demais colegas de turma e até servidores.

A orientação do trabalho foi passada pela professora de Língua Portuguesa, Ivone Nascimento, e levou as socioeducandas a escolherem para leitura livros como O Guarani, de José de Alencar, Estórias da Casa Velha da Ponte, de Cora Coralina, O Almirante Louco, de Fernando Pessoa, O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupery, além de títulos de Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Goulart, Machado de Assis, e Luiz de Camões.

O trabalho foi dividido em duas fases. A primeira delas consistiu na leitura e fichamento dos livros, incluindo a biografia dos autores e, a segunda, a própria apresentação em sala – ocorrida nesta segunda-feira (04), com suas impressões e interpretações acerca das histórias que tiveram a oportunidade de conhecer.

“Demos início a esse trabalho para que as meninas tivessem contato com a leitura. Muitas delas ainda não tinham ouvido falar em algumas dessas obras ou seus autores e, dessa forma, buscamos estimulá-las a pegar um livro, serem boas leitoras e quem sabe futuras autoras. Já temos adolescentes que fazem relatos do dia a dia delas e essa ciranda de leitura incentivada pela professora Ivone vem ao encontro disso”, comenta a pedagoga da Ufi, Mirtes Basílio.

“As adolescentes participaram com entusiasmo, comprometimento com a leitura dos livros e grandes expressões ao relatarem sobre as obras e autores. Assim como a música, a pintura e a dança, a literatura é considerada uma arte. Através dela temos contato com um conjunto de experiências vividas pelo homem, sem que seja preciso vivenciá-las”, destacou a professora responsável pela atividade.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Max Torezani
Tel: (27)3636.5484/9932.7739
E-mail: max.torezani@gmail.com
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard