27/03/2012 09h15 - Atualizado em 01/07/2016 10h45

Assembleias incentivam participação das famílias na educação de socioeducandos do Iases

O Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) realizou no último domingo (25), nas Unidades de Regionais Sul, localizadas em Cachoeiro de Itapemirim, Assembleias Familiares com o objetivo de integrar as famílias e os socioeducandos e refletir sobre a importância da educação para os adolescentes e do acompanhamento da família neste processo.

Na Unidade de Internação Provisória, o tema abordado foi “Cuidar e Ensinar: pensando as relações família-escola”. Os familiares assistiram a uma palestra ministrada pela pedagoga Andréa Cabral, que falou sobre a importância do acompanhamento escolar e ainda conheceram o espaço pedagógico e todas as atividades que estão sendo desenvolvidas no local.

“Os jovens se comunicam de várias formas: por meio da ausência em casa ou na escola, por meio da rebeldia, do afastamento da família e do recolhimento. Os pais devem perceber esses detalhes no comportamento dos filhos, porque esse comportamento significa muito”, explicou a pedagoga.

O tema desenvolvido na Unidade de Internação foi “Importância da Família no processo de Ensino Educacional”. A palestra, ministrada pela pedagoga intersetorial Maria Lúcia de Oliveira Machado, teve como objetivo incentivar o acompanhamento da família no processo educacional, trabalhando também a importância de desenvolver, nos socioeducandos, a noção de responsabilidade, respeito às regras e limites. O momento também foi de mostrar às famílias as potencialidades dos jovens, valorizando os talentos e as atividades que são realizadas com êxito dentro da unidade.

“A assembleia é uma forma de incentivar a participação ativa das famílias durante o cumprimento da medida socioeducativa pelos jovens”, disse Maria Lúcia de Oliveira Machado.

Esta é uma ação do modelo pedagógico Amigoniano, que é aplicado na unidade em parceria com a Organização Social Instituto Capixaba de Integração Sócio-econômica de Cidadãos (Icisec), que administra a Regional Sul por meio de um contrato de gestão compartilhada. A metodologia é estruturada de forma que o socioeducando, por meio de diferentes etapas, consiga chegar à maturidade, descobrindo, assimilando e trabalhando suas problemáticas pessoais, familiares e sociais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739 lorenza.grativol@iases.es.gov.br Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592 comunicacao@iases.es.gov.br comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Gabriela Zorzal
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard