Adolescentes da Unidade Feminina de Internação (UFI), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cariacica-Sede, tiveram a oportunidade de participar de duas atividades, nesta semana, que proporcionaram momentos de diversão, descontração, estímulo, reflexão e renovação espiritual.
Nesta quinta-feira (09), o arraiá “Nós tarda mais não faia” agitou a unidade e fechou o ciclo de comemorações de São João no Iases. Mais tarde, três socioeducandas participaram de uma atividade pedagógica externa, e visitaram uma igreja em Cariacica-Sede.
Arraiá
A integração marcou o arraiá da Unidade Feminina. A tradicional festa de São João contou com a presença das socioeducandas, da equipe da Unidade, além de adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), de servidores do Setor de Transportes e profissionais do Instituto Solidário, que atuam no atendimento em saúde em parceria com o Iases.
Todos os detalhes, desde a decoração, preparação das barraquinhas de comidas típicas até o traje das adolescentes, foi cuidadosamente preparado para a grande festa. As meninas se arrumaram e se maquiaram no são de beleza da unidade, e mostraram as habilidades e os aprendizados que vêm adquirindo durante as oficinas de beleza desenvolvidas no local. Outro ponto alto da festa foi a tradicional quadrilha, que contagiou todos os presentes, que aderiram ao clima e, também entraram na dança.
“O clima de harmonia tomou conta da quadra da UFI e envolveu toda a comunidade socioeducativa em um ambiente cheio de alegria, integração, cultura, lazer e diversão”, disse a pedagoga, Frantieska Monteiro.
Visita
Na visita pedagógica, três adolescentes tiveram a oportunidade de deixar a unidade e assistir a um culto em uma igreja de Cariacica-Sede. A atividade, além de promover estímulo ao convívio social, também proporcionou momentos de reflexão e renovação espiritual. Uma das socioeducandas, que participou da atividade de assistência religiosa, afirmou que o momento serviu para aliviar as tensões diárias.
Segundo a pedagoga Franstiska Monteiro, as atividades de assistência religiosa são muito importantes no processo da socioeducação. “Os resultados proporcionado pela atividade puderam ser notados em seguida. As meninas voltaram para a Unidade mais leves e felizes. Foi muito positivo. A ideia é levar outros grupos de adolescentes para partilharem da mesma experiência”, disse.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636-5453/9932-7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
www.iases.es.gov.br
Texto: Daiane Delpupo