Mais três adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica, apresentam suas monografias nesta quinta-feira (24). Durante o evento também houve a estreia de uma peça teatral, produzida pelos adolescentes.
Os trabalhos, desta vez, tiveram como tema “Consequências na vida de um adolescente por não ter um pai presente na sua infância"; "Como ser um bom exemplo para o meu filho, já que troquei a convivência com ele pelo mundo das drogas" e "Quando o filho controla os pais: a raiva e a manipulação dos sentimentos do filho sobre os pais". Os trabalhos são o relato das problemáticas enfrentadas pelos adolescentes e suas famílias, o envolvimento na criminalidade e a expectativa de construção de um futuro melhor.
As apresentações foram feitas para uma banca examinadora formada pelo gerente do CSE, Rodrigo Trindade; pelo diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, organização que atua no Centro em parceria com o Iases; além dos convidados Pedro Muniz, secretário de Esportes de Cariacica e as profissionais do Creas de Cariacica, Elizabete Ribeiro Rangel e Larissa Pontual. Na plateia estavam outros socioeducandos e familiares, que se emocionaram com as histórias.
Uma apresentação teatral realizada por nove adolescentes do CSE divertiu os presentes. Os jovens atores do Iases estrearam uma peça, que teve como temática o trabalho socioeducativo, e mostraram no palco a importância do trabalho dos profissionais que trabalham nas Unidades. Os adolescentes já estão convidados para apresentarem a peça em um seminário do Projeto Ninez Sin Rejas (Adolescência Sem Grades), que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro e tem o apoio do Iases.
“Percebemos a motivação dos adolescentes tanto na apresentação das monografias quanto na peça teatral. Foi impressionante ver a desenvoltura dos jovens no palco, a capacidade de interpretação e a produção do cenário e caracterização dos personagens. Toda a equipe e os socioeducandos estão ansiosos para a próxima apresentação”, afirmou Rodrigo.
Balões com sonhos
A manhã dos adolescentes do CSE foi encerrada com uma ação simbólica que confraternizou as equipes e celebrou o marco da Jornada Mundial dos Direitos da Criança e do Adolescente, celebrada no dia 20 de novembro em todo o mundo. Os socioeducandos do CSE escreveram seus sonhos em balões e os soltaram, enviando para o mundo os seus desejos.
A ação é uma realização do Escritório Internacional Católico da Infância (Bice) e no Espírito Santo, foi coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Educacional (Inbradese), organização parceira do Iases em ações e projetos voltados para o adolescente em conflito com a lei. De acordo com a coordenadora da Inbradese, Tatiane Melo, esta mesma ação está acontecendo em outras regiões e países do mundo.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 3636.5453 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Gabriela Zorzal