Workshops, palestras e apresentações culturais marcaram o último dia do III Seminário do Projeto “Adolescência Sem Grades”. O evento, que teve como tema as “Práticas restaurativas no âmbito escolar e das medidas socioeducativas”, foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Social e Educacional (Inbradese), com apoio do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) e da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis).
Na manhã desta terça-feira (29), os participantes do seminário fizeram worshops abordando as seguintes temáticas: “Educação em valores, neurociência e medidas socioeducativas”, “A batalha do passarinho do menor: o uso da arte como processo restaurativo”, “Justiça Restaurativa nas escolas: trabalhando valores humanos e sociomorais”, “Processos Circulares – um antigo e renovado modo de conversar” e “Práticas restaurativas na escola”.
A programação também incluiu uma palestra sobre “Mediação de Conflitos na ótica do Modelo Pedagógico Contextualizado”, ministrada pelo autor do programa de atendimento socioeducativo Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), Gerardo Mondragón.
Além disso, os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) do Iases, localizado em Tucum, Cariacica, fizeram uma apresentação teatral, fruto das aulas de teatro que são ministradas na unidade. O esquete, peça curta que envolve poucos atores, foi desenvolvido em torno da temática do atendimento socioeducativo. Os jovens representaram, no palco, profissionais envolvidos no atendimento, como psicólogos, pedagogos e assistentes sociais.
O evento teve como objetivo a formação dos operadores de justiça e a sensibilização da rede educacional, socioeducativa e de políticas públicas na criação de alternativas para a privação de liberdade, além da promoção de um espaço de informação, formação, discussão, esclarecimento, sensibilização e integração entre instituições, sociedade civil e outros atores acerca do tema. O seminário foi realizado no Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal Tubarão, em Jardim Limoeiro, na Serra.
De acordo com o diretor intereducativo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Ricardo Rocha, o evento foi um espaço de discussão e reflexão que alcançou o objetivo principal. “Tivemos uma grande participação nos workshops, que foram momentos de efetiva integração entre diversos profissionais da rede socioeducativa. O saldo foi positivo”, afirmou.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592