Vinte e sete agentes socioeducativos que atuarão nas Unidades Regionais Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizadas em Linhares, estão participando nesta semana, de uma capacitação introdutória, que tem como objetivo formar socioeducadores e alinhar conceitos e procedimentos de trabalho nas Unidades de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei.
A capacitação foi iniciada nesta segunda-feira (12), na sede do Escritório Regional Norte, em Linhares, e prossegue até sexta-feira (16). No primeiro dia de formação, os socioeducadores participaram pela manhã de uma palestra sobre o tema: “O que é adolescência?”, ministrada pela psicóloga Andrea Carlesso e, à tarde, foi trabalhado o tema: “Direitos Humanos e cidadania: como se desenvolve a medida socioeducativa”, com a assessora técnica da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Edna Souza. A Acadis é uma organização social que atua nas Unidades Regionais Norte através de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Iases.
Até o final da semana, serão abordados e discutidos temas como: “A psicologia aplicada ao Sistema Socioedicativo”; “O papel do socioeducador”; “Modelo Pedagógico Contextualizado”; “Ética e responsabilização funcional”; “Procedimentos e rotinas de segurança e “Técnicas de contenção”.
De acordo com a gerente do Escritório Regional Norte do Iases, Maria Cândida Gomes Bromatti, que está coordenando a capacitação, as palestras têm incentivado o debate e o diálogo entre os profissionais. “Os debates estão favorecendo o processo de formação dos servidores, estimulando o diálogo e a atuação integrada dentro da comunidade socioeducativa, principalmente na função de socioeducador junto aos adolescentes”, disse Cândida.
Unidades Regionais Norte
As Unidades Regionais de Internação Provisória e de Internação Norte do Iases estão sendo ocupadas de forma gradativa. A gestão das regionais é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.
O atendimento aos adolescentes é conflito com a lei é realizado com base na metodologia do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), um programa de atendimento diferenciado que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br