Os adolescentes das Unidades de Internação Provisória e de Internação Regionais Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizadas em Linhares, iniciaram nesta segunda-feira (04) de um curso de primeiros socorros. Além de se capacitarem com informações e técnicas básicas de primeiros socorros, o curso também têm como objetivo trabalhar a reflexão sobre o valor da vida.
A oficina conta com a participação de aproximadamente 20 adolescentes com aulas no período da manhã na Unidade de Internação e à tarde na Unidade de Internação Provisória. O curso está é ministrado pela profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Martiana Rodrigues Antunes, e terminará na sexta-feira (08).
Durante o curso, os adolescentes vão ser capacitados com técnicas para medição de sinais vitais, pulsação, pressão arterial, temperatura, vão ter noções práticas de salvamento em casos de afogamento, infarto e queimaduras e também vão aprender a fazer massagem cardíaca e técnicas de respiração.
“Os participantes estarão aptos a realizar procedimentos básicos de primeiros socorros e os pensamentos estarão voltados para o salvamento de pessoas, ou seja, para o bem. Por isso que além da técnica, da prática, a oficina também visa à reflexão sobre o valor da vida”, disse a professora.
De acordo com a equipe de Inclusão Social da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que atua nas Unidades Regionais Norte por meio de um contrato de gestão firmado com o Iases, ao final do curso os adolescentes vão receber certificados de capacitação, uma importante ferramenta de qualificação no momento de inserção no mercado de trabalho.
Unidades Regionais Norte
As Unidades Regionais Norte do Iases estão sendo ocupadas de forma gradativa. A gestão das regionais é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.
A metodologia de atendimento realizada nas Unidades Norte tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.
Informações à Imprensa:
Assessoria de comunicação/ Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels: (27) 3636.5453 / 3636.5451 / (27) 9932. 7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacao@iases.es.gov.br