Três adolescentes da Casa de Semiliberdade do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), participaram de uma tarde cultural na última semana, onde visitaram a quadra da Escola de Samba Novo Império, em Vitória. O passeio faz parte do projeto pedagógico desenvolvido pela escola municipal na qual os adolescentes estão matriculados.
A atividade foi elaborada com o intuito de resgatar e apresentar para os socioeducandos traços da cultura afro no Brasil. Durante a visita, que foi guiada pelos agentes socioeducativos Jurandir Gusmão e Kelly Cristina, foram oferecidas oficinas de dança, percussão e capoeira. Os adolescentes ainda puderam conhecer um pouco mais a respeito da estrutura de uma escola de samba e entender sobre funções de cada membro da comunidade, composição e enredo. Em 2016, a Novo Império irá disputar o título de campeã do Carnaval de Vitória com o enredo “África Brasil”.
O evento se encerrou com uma feijoada e com uma apresentação, daquela que é considerada o coração de toda escola de samba, a bateria. Todos se encantaram com o ritmo dos integrantes da escola entre eles ritmistas, passistas e o casal de mestre sala e porta bandeira.
De acordo com Jurandir, além de objetivo pedagógico, visitas como essa proporcionam ao adolescente momentos únicos. “Foi a primeira vez dos meninos na quadra de uma escola de samba, e foi muito legal. Todos participaram e se interessaram em aprender sobre a cultura de uma comunidade que se mostrou unida pelo objeto maior , que é o de fazer a escola deles campeã”, disse.
“Gostei muito. Poderíamos fazer tardes culturais como esta toda a semana”, disse o adolescente M.O.F, de 16 anos.
Semiliberdade
A Casa de Semiliberdade tem como objetivo assegurar ao adolescente os direitos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad) e promover o desenvolvimento de uma ação socioeducativa, sustentada nos princípios dos direitos humanos em bases éticas e pedagógicas.
Informações à Imprensa:
Éricka Almeida
Tel.: (27) 3636-5484 / 99932-7739
E-mail: imprensa@iases.es.gov.br
Texto: Rhaissa Afonso