Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizado em Tucum, Cariacica, iniciaram nesta semana o projeto ‘Educação Nutricional’, que tem como objetivo estimular o autocuidado, além de promover o conhecimento sobre o corpo e a saúde corporal.
O projeto terá duração aproximada de 15 dias e será desenvolvido pela nutricionista Mônica Lopes, da Alpha Consultoria Alimentar, empresa parceira do Iases no atendimento a adolescentes em conflito com a lei no CSE. As ações de saúde irão acontecer uma vez por semana.
A primeira fase do projeto, realizada nesta semana, consistiu na realização de uma pesquisa para avaliar as condições de saúde de cada adolescente. Eles responderam a questionários e tiveram que informar dados sobre seus hábitos alimentares. Os adolescentes também foram submetidos a uma avaliação para verificação do peso, altura e do índice de massa corporal (IMC).
Durante as próximas semanas os socioeducandos vão participar de debates sobre educação alimentar que terão como objetivo de melhorar a qualidade de vida através da alimentação, e assim, conscientizá-los sobre hábitos saudáveis e atitudes preventivas a doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.
“Os adolescentes estão muito animados com o projeto, pois estão tendo a oportunidade de aprender sobre alguns métodos de prevenção a doenças na juventude, que podem se tornar sérias no futuro. Além do autoconhecimento e do autocuidado, os adolescentes também vão poder transmitir as informações para os parentes e em seu meio social, para conscientizar cada vez mais pessoas sobre os benefícios de uma alimentação saudável e de praticar exercícios”, disse Mônica.
Paralela às ações de saúde do projeto, a jornada pedagógica do CSE também contempla o desenvolvimento de ações esportivas com aulas de educação física e atividades como futsal, vôlei, natação, judô e ioga, que é conhecida como “União Power”.
CSE
O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Iases. Trata-se de uma metodologia de atendimento diferenciada e individualizada, onde os adolescentes conquistam etapas progressivas, com atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, esportes e lazer.
O modelo tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida