Os adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), estão participando de um projeto interdisciplinar de escolarização com o tema: “Ética e Cidadania”, que trabalha atividades, debates e estudos com abordagens sobre comportamento humano, direitos e deveres de cada cidadão.
O projeto interdisciplinar está sendo desenvolvido de forma integrada pelos professores das disciplinas de Português, História, Matemática, Geografia, Ciências e Artes. De acordo com a coordenadora do Espaço Pedagógico, Maria das Dores Cunha, a ação tem como objetivo promover o estudo e o debate sobre o tema de forma dinâmica e interativa.
“Os adolescentes estão aprendendo sobre cidadania, moral e a ética que cada cidadão deve ter. Isso promove momentos de interação, aprendizado e descontração entre os adolescentes, professores e socioeducadores. São atividades e conceitos propostos com a intenção de gerar frutos para o futuro dos adolescentes como cidadãos, sujeitos de direitos e deveres na sociedade”, disse Maria das Dores.
Todos os temas trabalhados em salas de aula estão sendo registrados através da confecção de cartazes e trabalhos que ficarão expostos no Espaço Pedagógico do Iases, em Cariacica-Sede, como meio de informação para todos os funcionários, servidores, visitantes, adolescentes e seus familiares.
Nas aulas de Matemática e Geografia, por exemplo, os adolescentes estão estudando sobre ética pessoal, direitos e deveres de um cidadão, relacionadas aos conceitos sobre a importância de se pagar impostos e ter atenção ao exercer seus direitos de consumidor.
Já nas aulas de Português e História, os adolescentes estão estudando sobre o significado da palavra cidadania. Para isso, estão sendo trabalhadas dinâmicas e jogos interativos como, o jogo do dicionário, onde os alunos têm que encontrar determinadas palavras no dicionário, interpretá-las e depois explicar sobre o seu significado aos colegas.
Nas aulas de Ciências e Artes, os adolescentes estão estudando sobre a importância da “ecocidadania” e promovendo debates sobre a conscientização em relação ao meio ambiente, contra o desperdício de água e sobre reciclagem.
Os educadores também estão abordando temas cotidianos nas salas de aula, como a questão da cidadania no trânsito. Os adolescentes confeccionaram um mural educativo com informações sobre o significado dos sinais e placas de trânsito com o objetivo de informar e conscientizar cada cidadão de suas “responsabilidades” nas ruas.
Durante as aulas os educadores também estão utilizando a música, como a canção “Cidadão” do cantor Zé Ramalho, para promover e incentivar o debate sobre o tema.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida