22/02/2011 10h23 - Atualizado em 01/07/2016 09h40

Adolescentes do Iases participam de Projeto de Ocupações Poéticas

Duas unidades do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) estão recebendo nesta semana, profissionais do Projeto de Ocupações Poéticas - OPA!, do Estado do Rio de Janeiro, que trabalha oficinas poéticas com adolescentes em conflito com a lei. O objetivo é promover a arte, o afeto e a sensibilidade entre os participantes e ainda, estimular o protagonismo e a expressão dos sentimentos por meio de uma linguagem artística.

Nesta terça-feira (22), a oficina está sendo realizada no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), em Tucum, Cariacica, até às 17 horas, e na quarta-feira (23), as atividades serão realizadas na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica-Sede, das 9 às 17 horas.

Ainda na tarde desta terça (22), a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, realizará uma apresentação, a partir das 14h30, sobre a política pública de atendimento ao adolescente em conflito com a lei no Estado do Espírito Santo.

A apresentação será realizada para os 23 oficineiros do OPA!, além de convidados como a juíza Thelma Fraga, que coordena o Projeto Grão, de apoio ao egresso no Estado do Rio de Janeiro, e mais três participantes do projeto e ex-detentos, o campeão brasileiro de boxe tailandês Fábio Leão, o empresário Leonardo Batista e o professor de teatro Adilson Dias da Silva, que estão no Estado desde segunda-feira (21), que estão no Estado desde esta segunda-feira (21), participando de reuniões integradas do “Projeto Fazer Brasil”, que visa a assegurar a realização de políticas de segurança com ações sociais, priorizando a prevenção e a busca para atingir as causas que levam à violência. Os egressos, inclusive, realizaram uma palestra no CSE, onde contaram suas histórias de vida.



Para a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, o desenvolvimento da oficina nas Unidades é importante para trabalhar o protagonismo dos adolescentes e também para fortalecer as parcerias necessárias para a política pública de atendimento ao adolescente em conflito com a lei.

“A proposta da oficina é muito boa e oportuna, pois envolve a rede do sistema de garantia de direitos e trabalha com algo que nos é muito ‘caro’: a linguagem e o protagonismo dos adolescentes. Este trabalho é oportuno também para o desenvolvimento de parcerias, pois integra atores de vários setores do atendimento social”, disse Silvana.

Oficinas

Nesta terça-feira (22), no auditório do CSE, os oficineiros do OPA! abriram o dia com apresentações artísticas que misturaram música, dança e poesia. Em seguida, os adolescentes se dividiram em grupos para participar de várias dinâmicas que utilizam a linguagem da poesia como condutor da expressão artística. As oficinas prosseguem durante à tarde e ao final, os adolescentes apresentarão um sarau poético com teatro, música e dança.



A oficina de OPA! é uma das ações previstas no projeto “Fazer Brasil”, que trabalha com projetos, programas e parcerias para o desenvolvimento de ações coletivas, que vão da escala local à mundial, que visam assegurar políticas de segurança com ações sociais, priorizando a prevenção e a busca para atingir as causas que levam à violência.



O Projeto Fazer Brasil é realizado no Espírito Santo de forma integrada por representantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); Ministério Público Estadual (MPES); Tribunal de Justiça (TJES); Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases); Secretaria de Estado da Justiça (Sejus); Fundação Ceciliano Abel de Almeida (FCAA); Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames); Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis); dentre outros parceiros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard