07/04/2011 11h12 - Atualizado em 01/07/2016 09h49

Adolescentes do Iases iniciam oficina de Origami

Os adolescentes da Unidade de Internação Regional Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), em Linhares, iniciaram uma nova oficina pedagógica de Origami, uma milenar arte oriental feita com dobraduras de papel. As peças preferidas dos adolescentes são os cisnes de papel. A atividade faz parte do projeto sociopedagógico "Mãos que constróem".

De acordo com a gerente do Escritório Regional Norte, Maria Candida Gomes Bromatti, a atividade está gerando interação entre os adolescentes, que ensinam um para os outros as técnicas das dobraduras de papel para a construção dos Origamis de vários formatos e tamanhos.

“Durante esta atividade os adolescentes desenvolvem o conhecimento sobre uma cultura e uma arte diferenciada, e ainda aprimoram as habilidades cognitivas, o equilíbrio emocional, a criatividade e a socialização, pois o trabalho de construção das peças exige muita concentração”, disse Candida.



Com o avançar das produções, a equipe técnica viabilizará parcerias com a rede de garantia de direitos da criança e do adolescente da região para expor os trabalhos confeccionados pelos adolescentes para a sociedade.

Saiba mais sobre o Origami:

Origami é a arte de dobrar o papel. A origem da palavra é japonesa: Ori, deriva do desenho de uma mão e significa dobrar; kami, deriva do desenho de seda e significa papel e espírito de Deus. Ao juntar ori com kami a pronúncia fica ‘Origami’.

Segundo estudiosos, a origem do Origami é tão antiga quanto à origem do papel. O papel surgiu na China, em 105 a.C. para substituir a seda que era usada para escrever. No império chinês essa técnica virou segredo e foi guardada por muito tempo. Somente no século VI ela chegou ao Japão, por intermédio dos monges budistas chineses, mas só a nobreza tinha acesso, pois era considerado um artigo de luxo, usado em moldes de quimonos e em festas religiosas (Shino).

No Japão o sapo de Origami representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade e o tsuru (ave-símbolo do Origami), também conhecido como grou ou cegonha, significa boa sorte, felicidade e saúde.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard