Dois adolescentes da Unimetro, em Vila Velha, estão construindo uma nova granja no interior da Unidade, como parte do trabalho pedagógico desenvolvidos com os socioeducandos em fase de ressocialização. O projeto foi implementado a pedido dos próprios internos, que serão os responsáveis por cuidar de 20 galinhas e manter o espaço limpo e organizado.
Os jovens estão erguendo as paredes do galinheiro com blocos de concreto e cimento. Depois, realizarão a capina da área com a posterior instalação de telas e poleiros. A obra é realizada sob a supervisão dos agentes socioeducativos Edson Pereira e Fransciney Assis que é responsável pela doação das aves.
De acordo com a subgerência pedagógica da Unimetro, o galinheiro é erguido em dias alternados, respeitando o período de estudos dos adolescentes. Um dos meninos construtores, inclusive, afirma que a atividade vem proporcionando aprendizado para sua vida pessoal, uma vez que tem afinidade e experiência na área de construção.
Quando for concluído, o granjeiro receberá as galinhas que, assim como uma horta já existente, serão destinadas ao consumo dos próprios socioeducandos e seus familiares. Futuramente, a intenção é promover almoços comunitários integrando esses jovens a seus pais, irmãos e demais visitantes.
“Além do aprendizado e da capacitação profissional, o trabalho na granja proporciona aos meninos o desenvolvimento da disciplina e cria neles uma rotina de responsabilidade. Isso é muito importante, pois passam a entender que levando o projeto a sério e ajudando em seu desenvolvimento e manutenção, em breve terão o retorno pelo empenho e dedicação nesse trabalho, assim como já acontece com a horta. Eles plantam, cuidam e depois colhem os produtos para compartilhar com a família”, destacou a gerente da Unimetro, Fabiana Malheiros.
Horta
Uma horta também é cultivada na Unidade e chama a atenção pela variedade de produtos. O espaço possui plantação de pepino, milho, pimentão, hortelã, abóbora, cenoura, repolho, e até melancia. Também neste caso, os adolescentes são responsáveis pela manutenção. Eles plantam, irrigam, tiram o mato, e fazem a colheita.
Os cuidados são realizados diariamente e fazem parte do cronograma pedagógico da Unidade.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Max Torezani
Tel: (27)3636.5484/9932.7739
E-mail: comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Geovana Chrystêllo