Três adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), apresentaram na manhã desta sexta-feira (17), trabalhos sobre seus “Projetos de Vida”, produzidos em formato de monografias acadêmicas, que contam as problemáticas da infância e da adolescência que os levaram ao ato infracional e onde traçam suas metas para o futuro, após o cumprimento da medida socioeducativa de internação.
Os temas escolhidos para descrever a história dos socioeducandos foram: "Obstáculos na mudança de um adolescente"; "Consequências que o crime trouxe para minha vida e para minha família" e "Como ser um bom exemplo para meu filho, já que troquei a convivência com ele pelo mundo das drogas".
Os relatos foram apresentados a uma “banca examinadora” formada pelo Secretário de Meio Ambiente de Barra de São Francisco, Mucio Emerich, e socioeducadores da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), que realiza a gestão do Centro através de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado. Na plateia também estavam familiares dos adolescentes e outros socioeducandos do CSE.
A elaboração e apresentação de trabalhos em formato de monografias sobre os “Projetos de Vida” dos socioeducandos representa uma das etapas do programa de atendimento realizado no CSE, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC). O objetivo é oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida