02/03/2011 10h34 - Atualizado em 01/07/2016 09h40

Adolescentes do Iases aprendem a produzir acessórios de praia em oficina de artesanato

Adolescentes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), alunos da oficina de artesanato, evoluíram o aprendizado da técnica artesanal do macramê, uma forma de tecelagem manual que não necessita de nenhum tipo de maquinário ou ferramenta, e agora estão produzindo acessórios de praia como bolsas e cadeiras customizadas.

De acordo com a oficineira de artesanato, Roseli Rodrigues Setti, a idéia é fazer com que a cada etapa da oficina, os adolescentes aprendam técnicas e peças que visam estimular o trabalho artesanal como fonte de renda, de acordo com as tendências de mercado.

“Como ainda estamos no verão, os adolescentes estão produzindo objetos tradicionais da estação. A intenção é que os adolescentes aproveitem o aprendizado e no futuro, tenham a opção de utilizar o artesanato como fonte de renda. Além da técnica do macramê, vamos trabalhar em breve com o EVA para a confecção de viseiras de praia”, disse Roseli.

A oficineira Roseli explicou que as técnicas trabalhadas durante as aulas de artesanato visam o aprendizado fácil e rápido, o que torna a oficina muito dinâmica.



“As peças de macramê, por exemplo, são tecidas com os dedos, no qual os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas, favorecendo a criação de peças decorativas”, disse.



Os alunos iniciaram a oficina de macramê no mês de julho do ano passado, com a confecção de pulseiras e pequenas peças de bijuteria. Depois evoluíram o aprendizado e aprenderam a produzir adornos e suportes de plantas para varandas, porta papel higiênico e, posteriormente, confeccionaram cortinas para portas e janelas, e estantes suspensas.

As aulas de artesanato são ministradas diariamente no Espaço Pedagógico do Iases, em Cariacica-Sede, pelos oficineiros João Inagawa e Roseli Rodrigues Setti. Atualmente há cinco turmas em atividade, formadas, em média, por seis adolescentes cada.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard