12/02/2015 09h24 - Atualizado em 01/07/2016 11h30

Adolescentes do CSE utilizam técnica japonesa para otimizar organização em Unidade

Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), iniciaram neste mês a aplicação de um programa organizacional japonês. O grupo é composto por cinco socioeducandos, um coordenador e dois agentes socioeducativos.

O Programa 5S é assim chamado devido à primeira letra de cinco palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (arrumação), Seiso (limpeza), Seiketsu (normalizar) e Shitsuke (disciplina). O objetivo é motivar, mobilizar e conscientizar para a qualidade total, através da organização e da disciplina nos ambientes.

A equipe será renovada a cada mês, dando assim oportunidade para novos adolescentes participarem. O grupo irá analisar os ambientes da unidade três vezes por semana, aplicar uma pontuação de acordo com a organização e limpeza do setor com direito a premiação surpresa no final do mês.

De acordo com o coordenador do CSE, Gilberto Eustáquio Junior, o projeto é de extrema importância para a organização institucional, além de colaborar com a economia de água e promover a conscientização de adolescentes que cumprem medida socioeducativa e de funcionários.

“O sucesso do programa depende da participação de todos. Fazer esta verificação periodicamente, observando o empenho de cada setor e de cada adolescente mostra a importância da renovação de hábitos e de como é visível esta mudança não só no ambiente de trabalho, mas de como isso é levado para casa de cada um”, disse.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Éricka Almeida
Tel: (27) 3636.5484/9932.7739
E-mail:
imprensa@iases.es.gov.br
ericka.silva@iases.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard