03/02/2010 10h19 - Atualizado em 30/06/2016 16h31

Adolescentes do CSE participam do projeto esportivo ‘Lutando pela Vida’ com campeão de judô

Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), estão participando de um projeto esportivo chamado ‘Lutando pela Vida’, que está sendo ministrado pelo socioeducador e professor de judô Luiz Alexandre Marques Soares, que pratica a arte marcial há mais de vinte anos e já conquistou 120 medalhas em campeonatos estaduais e nacionais.

As aulas de judô foram iniciadas na segunda-feira (01) no CSE, em Tucum, Cariacica. De acordo com o professor, a idéia de desenvolver o projeto ‘Lutando pela Vida’ com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação surgiu, pois além da atividade esportiva, os treinamentos de judô exigem também que os alunos façam reflexões sobre o que é ter confiança, respeito, amizade e ética.

O professor disse ainda que o objetivo do projeto é capacitar os adolescentes para participar das competições estaduais e até nacionais de judô. Quatro adolescentes do CSE serão afiliados a uma academia especializada para se preparar da competição estadual que tem início previsto para a segunda quinzena de março.

Para o desenvolvimento do Projeto ‘Lutando pela Vida’, o professor Luiz Alexandre também recebeu o apoio da Casa do Atleta, que presenteou os adolescentes com oito kimonos, traje apropriado para realizar artes marciais.

Conheça mais sobre o atleta capixaba:

Em 2009, o atleta Luiz Alexandre Marques Soares participou do campeonato sulamericano de judô master, campeonato estadual e master brasileiro, conquistando medalhas.

Em 2007, participou do campeonato mundial de judô master, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo e coleciona títulos como 1º lugar na 2º e 3º etapa estadual de 2009 e 3º lugar no brasileiro (master) de 2007.

Atualmente, Luiz Alexandre compõe a equipe de socioeducadores da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão do CSE através de um contrato firmado com o Iases.

O atendimento socioeducativo a adolescentes em conflito com a lei no CSE é realizado com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), que tem como missão socioeducar e facilitar a inclusão social de adolescentes em conflito com a lei, seus familiares e sua comunidade por meio de intervenções sistêmicas, pedagógicas e socioterapêuticas, conforme prevê as legislações nacionais e internacionais de defesa dos direitos dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard