Os adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), participaram nesta segunda-feira (25) de uma palestra sobre recrutamento e seleção profissional, ministrada pela psicóloga e gestora de uma grande empresa de Recursos Humanos de Jundiaí (São Paulo), Gissele Serra Angelieri.
O tema da palestra foi “Recrutamento e seleção, o que devemos e o que não devemos fazer em uma entrevista”. O evento aconteceu no auditório do CSE, em Tucum, Cariacica, e reuniu todos os socioeducandos da Unidade. Durante a palestra, Gissele deu orientações e dicas sobre qual a vestimenta adequada para uma entrevista e até a postura ideal que um candidato deve ter em um processo de seleção.
“Achei os adolescentes muito receptivos e com muito interesse em aprender a melhorar o perfil durante uma entrevista. Isso é fundamental na atualidade para ingressar no mercado de trabalho. Hoje, existem vagas e pessoas qualificadas para elas, porém às vezes essas pessoas não sabem fazer o próprio marketing. Logo, os gestores não percebem o potencial delas e, infelizmente, perdem a vaga. Por isso, palestras informativas são importantes”, destacou a psicóloga.
Gissele complementou parabenizando o trabalho do Centro Socioeducativo na inclusão social dos adolescentes em conflito com a lei. “Deve-se incluir conscientemente, preparando a pessoa, capacitando-a, para que a mesma seja autossuficiente e isso, podemos perceber no CSE, com as parcerias nos cursos profissionalizantes e o empenho dos socioeducadores na inclusão dos adolescentes”, finalizou.
Atualmente, existem 24 adolescentes do CSE trabalhando com carteira assinada em empresas diversas, como padarias, supermercados, setor de vendas e refeitórios. Uma empresa do ramo alimentício, por exemplo, empregou um adolescente e depois contratou mais dois socioeducandos.
De acordo com a equipe de Inclusão Social do CSE, formada por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão do Centro por meio de um contrato firmado com o Iases, isso só foi possível com o empenho dos adolescentes e o trabalho diferenciado da equipe socioeducadora, que trabalha o protagonismo no adolescente, destacando suas potencialidades, para a construção de uma nova história de vida.
A equipe de Inclusão Social explicou que palestras como essa fazem parte do trabalho socioeducativo, que tem o objetivo de introduzir os jovens no mercado de trabalho, capacitados e qualificados, para os diversos tipos de empregos com carteira assinada, de acordo com o perfil do adolescente.
O atendimento socioeducativo realizado no CSE utiliza como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), cuja missão é socioeducar e facilitar a inclusão social de adolescentes em conflito com a lei, seus familiares e sua comunidade por meio de intervenções sistêmicas, pedagógicas e socioterapêuticas, conforme prevê as legislações nacionais e internacionais de defesa dos direitos dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403/ 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br