04/01/2010 11h32 - Atualizado em 30/06/2016 16h31

Adolescentes do Centro Socioeducativo iniciam o ano com apresentação de trabalhos sobre ‘Projetos de Vida’ para 2010

A primeira semana de atividades do ano de 2010 do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) começou nesta segunda-feira (04), com a cerimônia de apresentações de trabalhos de monografias que contam com os ‘Projetos de Vida’ de adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no local. Nesta terça-feira (05), a partir das 8h30, mais três adolescentes apresentarão seus projetos para o ano de 2010.

Para a cerimônia, ocorrida na manhã desta segunda-feira (04), três adolescentes que estão em uma fase mais avançada do projeto de atendimento socioeducativo baseado no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC) aplicado no CSE, escrevem monografias temáticas que falam sobre a trajetória e projetos de vida de cada um deles.

Os temas abordados foram: ‘Infância infeliz, adolescência no crime e a construção de uma nova vida no Centro Socioeducativo’; ‘Família: A importância da família na vida de um adolescente em conflito com a lei’; e ‘Causas e conseqüências de uma família desestruturada’.

Os trabalhos foram elaborados utilizando as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com o auxílio dos socioeducadores do CSE, e apresentados na manhã desta segunda-feira (04), no auditório do CSE, em Tucum, Cariacica, para uma banca formada por convidados. A apresentação dos trabalhos também contou com a presença de familiares dos adolescentes.

A apresentação das monografias é uma das ações contempladas no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC) aplicado no CSE que tem como missão socioeducar e facilitar a inclusão social de adolescentes em conflito com a lei, seus familiares e sua comunidade por meio de intervenções sistêmicas, pedagógicas e socioterapêuticas, conforme prevêem as legislações nacionais e internacionais de defesa dos direitos dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. O CSE é administrado pela Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), por intermédio de um contrato de gestão.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard