17/05/2010 10h34 - Atualizado em 30/06/2016 16h35

Adolescentes do Centro Socioeducativo do Iases se classificam em campeonato estadual de judô

Quatro adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), atletas de judô, estão classificados para próximas etapas do campeonato estadual de judô. As disputas pela classificação aconteceram neste final de semana e dois adolescentes conquistaram o segundo lugar e outros dois se classificaram na terceira colocação. As datas das competições ainda não foram definidas.

Ao todo, seis adolescentes do Centro Socioeducativo, alunos do projeto de educação esportiva realizado na unidade, denominado ‘Lutando pela Vida’, foram inscritos na competição e quatro deles conseguiram se classificar para as próximas fases do campeonato que tem seis etapas. A competição reúne 50 atletas divididos em sete categorias: ligeiro, meio leve, leve, meio médio, médio, meio pesado e pesado.

De acordo com o coordenador intereducativo do CSE, Ricardo Rocha, os socioeducandos se destacaram na competição, que aconteceu no ginásio esportivo Tartarugão, em Vila Velha. “Mais de 500 pessoas lotaram o ginásio para acompanhar a competição. Os adolescentes mostraram excelente desenvoltura”, disse.

Projeto Lutando pela Vida

O projeto teve início em fevereiro, sob a supervisão do socioeducador e campeão capixaba de judô Luiz Alexandre, que pratica a arte marcial há mais de 20 anos e já coleciona mais de 120 medalhas em campeonatos estaduais e nacionais.

De acordo com o professor Luiz Alexandre, a ideia de desenvolver o projeto com os adolescentes surgiu de sua dedicação ao esporte, que tem como conduta a reflexão sobre a confiança, o respeito, a amizade e a ética. Esses princípios também regem o Centro através do Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), que tem como missão socioeducar e facilitar a inclusão social de adolescentes em conflito com a lei, seus familiares e suas comunidades com intervenções sistêmicas, pedagógicas e sócio-terapêuticas, conforme prevêem as legislações nacionais e internacionais de direitos dos adolescentes.

“Com a prática do esporte, o adolescente aprende mais sobre o respeito, a ética, a cordialidade e a educação. Por isso, é um esporte que complementa o trabalho que já é realizado no Centro Socioeducativo”, destacou Luiz Alexandre.

O CSE é uma unidade do Iases que realiza atendimento a adolescentes em conflito com a lei, em cumprimento de medida socioeducativa de internação, com base no MPC, um projeto de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que administra o CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard