Três socioeducandos do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), apresentaram, na manhã desta segunda-feira (30), trabalhos acadêmicos com o tema ‘Projeto de Vida’, onde relatam suas histórias de vida desde a infância, passando pelo o ato infracional até o cumprimento da medida socioeducativa de internação. Nos próximos dias 04 e 07 deste mês, outros adolescentes apresentarão seus trabalhos temáticos.
Os trabalhos realizados, e apresentados em modelo de monografia, é uma das etapas do projeto pedagógico aplicado no Centro com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), que tem como objetivo oferecer um atendimento diferenciado aos adolescentes em conflito com a lei e suas famílias, por meio de processos pedagógicos, sócioterapeuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam o desenvolvimento do processo socioeducativo e também de inclusão social para que assim eles possam construir projetos de vida e serem protagonistas de suas próprias histórias como cidadãos.
As apresentações desta segunda-feira (30) tiveram como temas: ‘Conflitos familiares e as consequências’; ‘Perdas e consequências do crime na vida de um adolescente’; e ‘Causas que trazem o adolescente a cometer atos infracionais’.
Sob orientação de um socioeducador, os adolescentes escreveram trabalhos individuais seguindo padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e os apresentaram para uma banca de convidados, formada pela diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, por um representante da Assembléia Legislativa do Espírito Santo e por profissionais da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont). Familiares e socioeducandos também assistiram à apresentação dos trabalhos.
As apresentações emocionaram aos presentes e demonstraram os resultados do trabalho socioeducativo que está sendo realizado com adolescentes em conflito com a lei no CSE, uma unidade considerada modelo no País.
O MPC é um projeto de atendimento socioeducativo de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que realiza a gestão do CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Iases.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br