Sete adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), apresentaram na manhã desta quinta-feira (24), trabalhos de monografia com o tema central ‘Projeto de Vida’, onde descreveram o que farão após cumprir as medidas socioeducativas.
Os adolescentes abordaram os seguintes assuntos: Lições para um novo recomeço; A infância de um adolescente em conflito com a lei; Mudança e superação: uma nova história de vida; Atos impensados de um adolescente; Estado, família e sociedade: a dívida com o adolescente autor de ato infracional; Medida de internação; e Socioeducação e o Modelo Pedagógico Contextualizado.
Os trabalhos foram desenvolvidos com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), aplicado no CSE, que tem como objetivo oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e suas famílias, por meio de processos pedagógicos, sócio-terapeuticos, sistêmicos e reflexivos que permitam a movimentação do socioeducando no processo socioeducativo e também em todo entorno social, para que assim possam construir projetos de vida e serem protagonistas de suas próprias histórias como cidadãos.
O MPC é um projeto de atendimento socioeducativo de autoria do diretor executivo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), Gerardo Mondragón, que realiza a gestão do CSE por meio de um contrato de gestão firmado com o Iases.
Os trabalhos foram desenvolvidos individualmente e seguiram os padrões utilizados pelas faculdades, como a aplicação das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Cada adolescente também teve a orientação de um socioeducador para elaboração do trabalho e as apresentações seguem as normas de trabalhos acadêmicos.
Participaram da banca examinadora: a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina; a subgerente de Formação do Iases, Andreia Ferreira; o assessor jurídico da 6ª Vara da Infância e Juventude de Vitória, Augusto César; a representante da 2ª Vara da Infância e Juventude de Cariacica, Lilian Paiva, a presidente do Conselho Municipal da Serra, Márcia Saraiva; o diretor do curso de formação profissionalizante TEP, Nilson Alves; e o empresário do ramo de panificação José Augusto.
Todas as apresentações foram analisadas e comentadas pelos integrantes da banca E os trabalhos e as apresentações surpreenderam aos convidados. “É possível fazer a diferença, é possível transformar. O relato deste tema demonstra que mesmo a gente cometendo equívocos, tendo perdas, se a gente tem um projeto de vida, é possível superar e canalizar projetos pessoais, para a família e para a sociedade”, comentou Silvana Gallina, após uma apresentação.
Além da banca examinadora, socioeducandos e funcionários do CSE, as famílias dos alunos que apresentaram os trabalhos participaram do evento. O trabalho faz parte da metodologia utilizada no Centro.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br