Adolescentes da Unidade de Internação da Regional Sul do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cachoeiro de Itapemirim, fizeram duas saídas pedagógicas que proporcionaram o contato com o mundo da arte. As atividades fazem parte do “Projeto Conhecer e Aprender”, que é desenvolvido com o objetivo de oportunizar vivências diferenciadas para os socioeducandos.
Nesta quinta-feira (19), três adolescentes conheceram a casa de cultura Casa dos Braga, que contém um acervo histórico da tradicional família Braga. Os jovens viram pertences e obras dos irmãos cachoeirenses escritores Rubem Braga e Newton Braga.
A atividade também contemplou a visita a Biblioteca Pública Municipal “Walter dos Santos Paiva”, onde os adolescentes tiveram contato com crônicas e poemas dos escritores. Os socioeducandos foram presenteados com um kit literário contendo cinco obras novas de Newton Braga. A coleção fará parte do acervo da biblioteca da unidade.
Durante a visita,acompanhada pela coordenadora da biblioteca Marcela Amistá, os adolescentes conheceram a Praça da Poesia, um espaço reservado para a leitura dos visitantes.
Salão de Arte
Já na última quarta-feira (18), cinco jovens puderam conhecer os espaços do VI Salão Estadual de Arte LevinoFanzeres, que fica anexo à Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. A atividade proporcionou um momento de lazer e reflexão sobre a temática da exposição: o sentimento de medo. Os jovens assistiram a uma palestra ministrada pelo curador do salão, Lucimar Costa, sobre os quadros expostos e sobre arte.
A exposição é composta por 15 obras de diferentes artistas, que foram feitas a partir do tema “Sem medo, indo pela rua”. O curador também trabalhou o tema a partir de um poema de Diego Scarparo, que faz parte da exposição.
Além da visita, os socioeducandos participaram de uma votação popular que está acontecendo na exposição para escolher a obra mais bonita. A atividade também foi organizada no sentido de estimular a criatividade dos adolescentes e incentivar o uso da arte como forma de expressão e de inspiração.
Os grupos foram acompanhados pela pedagogada unidade, Maria Lúcia Oliveira Machado, que avaliou a visita como um momento de fortalecimento da integração entre os socioeducandos e de reflexão sobre a arte, cultura e lazer do município. “As visitas proporcionam um contato especial com o mundo da arte, despertando o interesse e trabalhando a imaginação dos adolescentes”, contou.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal