Os adolescentes das Unidades de Internação Provisória e de Internação Regionais Norte, do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizadas em Linhares, iniciam nesta segunda-feira (06), cursos profissionalizantes de informática e padaria.
O curso de informática será ministrado nas duas Unidades Regionais Norte e será ministrado pelos profissionais da VW Cursos e Consultoria Ltda. As turmas de adolescentes da Unidade de Internação Provisória serão compostas por aproximadamente 10 alunos e o curso terá carga horária de 60 horas. Já os adolescentes da Unidade de Internação participarão de um curso com carga horária de 80 horas onde aprenderão sobre informática básica. As turmas serão compostas por 10 a 12 alunos. Ao final do curso, todos os socioeducandos vão receber certificados de capacitação.
Já o curso de panificação, será ministrado para os socioeducandos da Unidade de Internação e terá carga horária total de 80 horas. Durante o curso, os adolescentes vão aprender técnicas profissionalizantes de panificação e confeitaria.
Lutando pela Vida
Além dos cursos profissionalizantes, os adolescentes da Unidade de Internação Regional Norte também iniciam nesta segunda-feira (06), o projeto de judô “Lutando pela Vida”. As aulas serão ministradas pelo professor e esportista Samuel Ferreira Farina.
O projeto esportivo de judô já é desenvolvido no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), do Iases, em Tucum, Cariacica, e tem como objetivo, estimular a prática esportiva através de uma modalidade que tem como conduta a reflexão sobre a confiança, o respeito, a amizade e a ética.
Luxo do Lixo
Junto às atividades de escolarização, capacitação e esportivas, as Unidades Regionais Norte também estão desenvolvendo um projeto sociopedagógico denominado “Luxo do Lixo”, que vai trabalhar a reciclagem e a sustentabilidade em prol da arte.
De acordo com o diretor intereducativo da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização que realiza a gestão das Unidades Regionais Norte através de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Iases, Ricardo Rocha, os adolescentes vão confeccionar peças decorativas para jardins e varandas como flores e animais para enfeitar os jardins das Unidades.
“A ideia é construir um projeto de paisagismo nas Unidades e utilizar as peças feitas pelos adolescentes para enfeitar os ambientes externos e jardins. Instalamos postos de coleta em vários pontos das Unidades onde os adolescentes, os funcionários, visitantes e famílias podem contribuir com o projeto separando o lixo e fazendo doações de garrafas pet, caixas de leite, papelão, copos plásticos e outros materiais recicláveis”, disse Ricardo.
Visita
As Unidades Regionais Norte do Iases estão sendo ocupadas de forma gradativa. A gestão das regionais está sendo realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Acadis, através de um contrato de gestão. Na última sexta-feira (03), a diretora presidente do Iases, Silvana Gallina, o diretor técnico Roberto Antônio Beling Neto, e o diretor administrativo e financeiro, Jorge Teixeira e Silva Neto, visitaram as Unidades e realizaram uma reunião de trabalho que contou com a presença dos gerentes das Unidades do Iases, de representantes do Escritório Regional Norte do Instituto, do diretor executivo da Acadis, Gerardo Mondragón e sua equipe.
A diretoria do Iases também participou do “Rito de Passagem”, uma ação contemplada no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), onde os adolescentes foram informados sobre a situação do cumprimento da medida socioeducativa em relação aos programas, com o objetivo educar e valorizar o desempenho dos socioeducandos no processo de reabilitação para um novo convívio social.
O MPC é uma metodologia de atendimento diferenciada, aplicada pelos profissionais da Acadis nas Unidades Regionais Norte, onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br