Três adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, que estão na Unidade de Internação Sócio-Educativa (Unis), administrada pelo Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), iniciaram nesta terça-feira (19), aulas de cavaquinho. As aulas fazem parte de um dos módulos de aprendizado do projeto de música do Iases, ‘Cantando a Vida’, desenvolvido com adolescentes em conflito com a lei desde o ano de 2007.
Além dos três adolescentes que iniciaram as aulas de cavaquinho, outros 20 meninos e seis meninas da Unidade Feminina de Internação (UFI) também participam do projeto de música, que utiliza outros instrumentos como reco-reco, pandeiro e chocalho.
Os adolescentes fazem aulas de teoria musical, aprendendo, por exemplo, a ler partituras, técnicas de entonação de voz para exercitar o canto e compõem músicas nos ritmos de pagode, samba e hip-hop.
De acordo com o professor de Música, Alberto Freitas Pinto, o Betinho Capoeira, o repertório ensaiado em sala de aula é bem variado, com música popular brasileira, de compositores e cantores como Gonzaguinha, Beth Carvalho e Zeca Pagodinho, e também de bandas como Sorriso Maroto e Inimigo da HP, que segundo Betinho, são as preferidas dos adolescentes.
A pedagoga da Unis, Maria das Dores, disse que as aulas do projeto estão revelando talentos. “O interesse dos adolescentes pelas aulas têm sido muito bom. Ficamos surpreendidos com o desenvolvimento dos três novos alunos nas aulas de cavaquinho. Eles nunca tinham tido contato com o instrumento e demonstraram afinidade com as notas musicais logo na primeira aula”, disse a pedagoga.
Outros adolescentes, que atualmente já não estão mais na Unis, aprenderam a tocar cavaquinho nas aulas do projeto e realizaram inclusive, apresentações externas em seminários, audiências públicas e outros eventos com a participação do Iases.
Informações à Imprensa:
Lorenza Rodrigues Grativol
Texto: Mariana Anselmo
Tels. (27) 3233.5403 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br