Os adolescentes da Unidade de Internação Provisória Regional Norte, do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, iniciaram nesta quinta-feira (16) uma oficina socioterapêutica com o objetivo de motivar os meninos para a construção de um novo projeto de vida após o cumprimento da medida socioeducativa.
A ação “Boneco da Semente” está sendo coordenada pelo terapeuta ocupacional Carlos Pereira. No primeiro dia de atividades, o educador ensinou os meninos a construir um boneco artesanal, utilizando meias, areia, pó de serra e grãos de alpiste.
De acordo com o socioeducador Carlos Pereira, o boneco representará o comprometimento do adolescente no processo socioeducativo, e também na evolução e na “modificação pessoal” em busca de um novo projeto de vida.
“O boneco tem sementes que precisam ser regadas. No decorrer da oficina, os adolescentes irão observar a transformação da semente em planta que formando os cabelos do boneco. Ao ver o crescimento da planta, o adolescente também vai poder perceber, de forma simbólica, o seu próprio desenvolvimento. Além disso, ao cuidar do boneco os adolescentes trabalharão a persistência necessária para crescer dentro do seu projeto de vida”, disse o socioeducador.
A ação socioterapêutica está prevista no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), uma metodologia de atendimento a adolescentes em conflito com a lei diferenciada, onde eles evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.
O MPC é aplicado nas Unidades Regionais Norte do Iases, localizadas em Linhares, por profissionais da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), organização social que realiza a gestão das Unidades Regionais Norte do Iases, por meio de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Governo do Estado.
Conselheiros
Na Unidade de Internação Regional Norte, em Linhares, outra ação sociopedagógica integrou os adolescentes nesta semana. Eles participaram da primeira reunião dos “conselheiros das moradias”.
De acordo com o MPC, os “conselheiros das moradias” são adolescentes eleitos como os representantes de casa alojamento. “Eles são eleitos pelos coordenadores, educadores e os demais adolescentes e têm a função de orientar os outros socioeducandos sobre as ações do MPC e dar apoio aos educadores sociais”, disse a profissional de Inclusão Social, Karina Cometti.
O gerente da Acadis, Marco Juny, disse que a partir desta semana, as reuniões com os coordenadores vão acontecer semanalmente. “A atuação do conselheiro é muito importante e essencial para o funcionamento da Unidade, pois facilita o diálogo entre os profissionais e os demais socioeducandos. Desta maneira, a gente fortalece o diálogo durante o processo de atendimento socioeducativo”, disse.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 3636.5451 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br