05/08/2011 13h18 - Atualizado em 01/07/2016 10h15

Adolescentes da Regional Norte do Iases participam de oficina de artesanato

Os adolescentes da Unidade de Internação Regional Norte, do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, estão participando de uma oficina de artesanato que utiliza como matéria prima, o feltro. Os meninos estão confeccionando peças e objetos decorativos como flores artesanais e pesos para portas.

Durante a oficina, que é uma atividade permanente na Unidade Regional Norte, os adolescentes já aprenderam a confeccionar objetos como porta-retratos artesanais e outros objetos decorativos feitos com materiais recicláveis, sucata e retalhos.

A atividade é ministrada diariamente na Unidade de Internação Regional Norte e para a próxima semana, a partir de segunda-feira (08), a oficina também será iniciada na Unidade de Internação Provisória Norte, também localizada em Linhares.



De acordo com a oficineira Marilzete Gomes Ribeiro, as aulas estimulam o lado criativo dos jovens e as atividades também promovem um espaço de troca de experiências e convívio social entre os adolescentes.

“Além do aprendizado, a oficina é realizada de uma forma bem descontraída, quando os adolescentes podem relaxar e conversar sobre diversos assuntos que prezam principalmente a criatividade, o companheirismo. Trabalhar com artesanato é uma forma de relaxamento, mas também é uma ação de incentivo à produção artística que pode ser utilizada no futuro, como uma opção de profissionalização”, disse Marilzete.

Unidades Regionais Norte

As Unidades de Internação Provisória e de Internação Regionais Norte do Iases estão sendo ocupadas de forma gradativa. A gestão das regionais é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.

A metodologia de atendimento realizada nas Unidades Norte tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Texto: Éricka Almeida
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard