Vinte adolescentes da Unidade de Internação Provisória Regional Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Linhares, iniciaram nesta semana, um curso de horticultura, realizado em parceria com o Serviço Nacional Rural (Senar). A atividade tem como objetivo capacitar os jovens para o plantio de hortaliças e promover a integração social.
De acordo com o engenheiro agrônomo e oficineiro, Dauro Brício Júnior, os socioeducandos irão aprender todas as etapas do cultivo de hortaliças, como por exemplo, preparação do solo, adubação, plantio, tratamentos culturais, colheita e comercialização. “O curso tem base ecológica. Tenho certeza que os adolescentes aprenderão de maneira correta plantar e cultivar a terra”, disse.
Para o pedagogo da Unidade de Internação Provisória Regional Norte, Edson Liberato Costa, o curso tem grande importância para o desenvolvimento das habilidades profissionais dos adolescentes, mas também tem como objetivo promover a evolução pessoal de cada adolescente através de ações de cuidado com o meio ambiente, com a saúde e do trabalho em conjunto.
“Durante o curso os adolescentes vão ter a oportunidade de conhecer todas as ações de logística necessárias também em uma área rural e assim, vão entender quais as melhores formas de promover a sustentabilidade e preservação ambiental, propondo discussões e soluções que visam à qualidade do trabalho no campo junto à sociedade e com sua família”, disse Edson.
O curso será ministrado durante seis dias, com carga horária de 4 horas/dia. Ao final da capacitação, os adolescentes receberão certificados profissionalizantes.
Unidades Regionais Norte
As Unidades de Internação Provisória e de Internação Regionais Norte do Iases estão sendo ocupadas de forma gradativa. A gestão das regionais é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão firmado entre a organização social e o Governo do Espírito Santo.
A metodologia de atendimento realizada nas Unidades Norte tem como base o Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), onde os adolescentes evoluem no processo socioeducativo por meio de programas compostos de atividades de escolarização, oficinas pedagógicas, profissionalizantes, de esportes, lazer, cultura, inserção sócio comunitária, sócio familiar e sócio terapêuticas, que visam a reabilitar e readaptar os jovens para um novo convívio social.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 3636.5451
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
Éricka Almeida