Os adolescentes da Unidade de Internação Regional Norte do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo (Iases), localizada em Linhares, colheram nesta semana, os primeiros alimentos produzidos na horta do “Projeto Semeando Vidas”, que tem como objetivo oportunizar, por meio do cultivo da terra, ações socioterapêuticas e de profissionalização que possibilitem reflexões sobre a importância do “cuidado” com a vida de cada adolescente e dos seus semelhantes.
Durante cinco meses, os socioeducandos cultivaram coentro, cebolinha e cenoura. Com a colheita, os alimentos foram doados para a cozinha da Unidade para serem utilizados nas refeições dos socioeducandos e funcionários da Unidade.
Para a cozinheira, Maristela Azeredo, a contribuição dos adolescentes foi muito bem vinda. “Esses alimentos ‘valem ouro’ e vão contribuir muito na hora de fazer a comida, pois têm um toque muito especial: o carinho com o trabalho”, disse.
Todo o processo de plantio e cuidado com a horta e os alimentos foi realizado pelos adolescentes que se dividiram em grupos de trabalho formado por três pessoas. Um adolescente foi responsável por preparar a terra, outro ficou encarregado de plantar as sementes, e um terceiro teve a função de cobrir a terra para finalizar o plantio.
O Projeto “Semeando Vidas” contou com o apoio do engenheiro agrônomo Paulo de Novaes Lima, da Secretaria de Agricultura de Linhares, que auxiliou na preparação do terreno e instalação dos canteiros da horta, e da Casa do Adubo de Linhares, que doou sementes e ferramentas de trabalho para a implantação da horta.
Unidades Regionais Norte
As Unidades de Internação Provisória e de Internação Regionais Norte do Iases estão sendo ocupadas de forma gradativa. A gestão das regionais é realizada de forma compartilhada entre o Iases e a Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão.
Informações à Imprensa:Lorenza Rodrigues Grativol
Tels. (27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br