Os adolescentes da Unidade de Internação Provisória I (Unip I) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), localizada em Cariacica-Sede, iniciaram uma nova produção, esta semana, na Oficina de Serigrafia. Os socioeducandos estão produzindo squeezes personalizadas com temas que homenageiam as belezas do Espírito Santo.
Para personalizar as squeezes os adolescentes estão utilizando uma técnica de serigrafia denominada como sublimação, que permite a estamparia em diferentes superfícies de maneira resistente. Além das squeezes, os adolescentes já aprenderam a personalizar xícaras, canecas, mouse pads, ecobags e camisetas.
De acordo com o professor de serigrafia, Luiz Carlos dos Santos, a nova produção está movimentando a unidade. “Os adolescentes estão percebendo que uma mesma técnica é capaz de atender a uma vasta produção que tem valor de mercado. Além disso, é importante ressaltar que a atividade é terapêutica, trabalhando também a ansiedade dos adolescentes”, contou.
Durante as aulas, ministradas quatro vezes por semana no Espaço Pedagógico da Unidade, os adolescentes aprendem todo o conteúdo técnico da serigrafia, as formas de manusear o maquinário, além de instruções sobre empreendedorismo, vendas e mercado de trabalho. Com turmas formadas por grupos de cinco adolescentes, a oficina contempla todos os socioeducandos da unidade. Ao final do curso, os jovens recebem certificados de capacitação.
Supervisão técnica
Além de ser um sucesso dentro da unidade com os adolescentes, a oficina de serigrafia também está interessando aos jovens egressos e seus familiares. Nesta semana, profissionais da Unidade receberam a mãe de um adolescente que já deixou o local, interessada em montar uma fábrica de serigrafia em seu comércio.
“Pela primeira vez estamos recebendo na unidade, familiares interessados em expandir seus negócios através de uma experiência que o filho obteve dentro da unidade. A mãe, que é comerciante, veio acompanhada do filho, que já esteve na unidade, e está recebendo uma supervisão técnica dos profissionais de nossa equipe para implementar o negócio da família. Com o auxílio e as informações do filho, que frequentou a oficina, eles compraram os maquinários e estão aprendendo técnicas de produção dentro da unidade”, disse a subgerente socioeducativa Rosa Elizabeth Lessa.
Além de oportunizar a participação de familiares na oficina, as peças confeccionadas pelos adolescentes já estão sendo encomendadas por servidores das Unidades do Iases. O valor arrecadado com as vendas é destinado para aquisição de materiais de trabalho para a oficina. A oficina conta também com a parceria da Organização Não Governamental (ONG) Moradia e Cidadania, fundada por funcionários da Caixa Econômica Federal. Os parceiros auxiliam na doação de equipamentos e materiais para a oficina como canecas, tintas, dentre outros.
Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação/Iases
(27) 3636.5453 comunicacao@iases.es.gov.br comunicacaoiases@yahoo.com.br
Lorenza Rodrigues Grativol
Tel. (27) 9932.7739 lorenza.grativol@iases.es.gov.br Gabriela Zorzal
Tel. (27) 9633.3592
Texto: Gabriela Zorzal