31/10/2011 09h38 - Atualizado em 01/07/2016 10h18

Ações socioeducativas integram famílias e adolescentes em Linhares

Com o objetivo de promover a reinserção social dos adolescentes da Unidade de Internação Regional Norte, localizada em Linhares, o Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) promoveu uma série de ações sociocomunitárias e de convivência familiar. O objetivo é incluir os socioeducandos e seus familiares no processo de construção de um novo projeto de vida.

Quatro adolescentes participaram da Feira do Livro, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Linhares, no Centro Cultural Nice Avanza, e fez parte das comemorações do Dia Nacional do Livro, celebrado no último sábado (29). Durante a visita, os adolescentes puderam apreciar as apresentações teatrais de estudantes da rede municipal de educação que contaram histórias de clássicos da literatura infanto-juvenil.

De acordo com o profissional de Inclusão Social da Regional Norte, Cristiano Dutra Correia, a ação sociocomunitária promoveu momentos de integração e incentivo à leitura.

“Os adolescentes puderam relembrar e refletir momentos da infância e se divertiram com as crianças, além de ter sido uma oportunidade para traçar metas futuras para eles mesmos e para as pessoas que convivem”, disse o socioeducador.

Além da visita à Feira do Livro, os adolescentes também fizeram um passeio cultural pela Praça 22 de Agosto, berço do município de Linhares, onde conheceram um pouco mais sobre o contexto histórico da região.

Convivência familiar

Já a atividade de convivência familiar foi realizada no “Projeto Tamar”, localizado na Vila de Regência, no litoral de Linhares, que existe há mais de 20 anos e estuda as tartarugas marinhas.

O Dia de Convivência Familiar foi uma conquista de um dos adolescentes da Unidade de Internação Norte que pode passar um dia inteiro com a mãe e o sobrinho em um ambiente que promoveu momentos de lazer, de conhecimento sobre consciência ambiental e comunitária e de reflexão sociofamiliar.

“Foram trabalhadas reflexões sobre os valores da família e sobre a persistência dos pais estarem sempre junto dos filhos neste processo socioeducativo como estimulo para a construção de uma nova experiência de vida”, disse o socioeducador Cristiano.

A ação é um dos processos reflexivos realizados em uma das etapas do projeto de atendimento socioeducativo das Unidades Regionais Norte, com base no Modelo Pedagógico Contextualizado (MPC), que visa a oferecer intervenção integral aos adolescentes em conflito com a lei e com suas famílias, por meio de processos pedagógicos, socioterapêuticos, sistêmicos e reflexivos, que permitam sua reabilitação e readaptação, ampliando também as possibilidades de desenvolvimento social e econômico. O modelo é aplicado na Regional Norte pela Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis), através de um contrato de gestão compartilhada firmado com o Iases.

Intercâmbio socioeducativo

Os adolescentes da Regional Norte do Iases também receberam na última sexta-feira (28), dois adolescentes do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), localizado em Tucum, Cariacica, que realizaram uma palestra sobre “Doenças Sexualmente Transmissíveis”.

De acordo com a pedagoga de cursos e oficinas da Regional Norte, Thamires da Vitória, a ação foi importante para a integração entre as duas unidades que utilizam o Modelo Pedagógico Contextualizado.

“A palestra foi também um momento de troca de experiências. Os adolescentes falaram sobre a mudança de vida e sobre as novas oportunidades. Os socioeducandos da Regional Norte foram bastante receptivos e participativos. Já estamos planejando novas visitas e ações como campeonatos esportivos entre as unidades”, ressaltou Thamires.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Iases
Lorenza Rodrigues Grativol
(27) 3636.5453 / 9932.7739
lorenza.grativol@iases.es.gov.br
Gabriela Zorzal
Tel. (27) 3636.5453 / 9633.3592
comunicacao@iases.es.gov.br
comunicacaoiases@yahoo.com.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard