25/09/2023 14h12 - Atualizado em 25/09/2023 14h19

Socioeducandos participam de oficina de ‘Lambe-Lambe’

Adolescentes e jovens do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) que estão em processo de preparação gradativa para o desligamento das medidas de internação e de semiliberdade participaram da Oficina de “Lambe-Lambe”. Organizada pelo Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae), a ação aconteceu na Sala Multiuso do Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), em Vitória.

A metodologia foi conduzida pela equipe do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) de São Pedro, nos dias 11,13 e 15 deste mês. A psicóloga socioeducativa integrante da equipe do Nuae, Lívia Cardoso, explicou que o “lambe-lambe” é uma metodologia de intervenção poética e urbana que tem como intuito registrar nos espaços físicos construções textuais, expressando pensamentos, sentimentos, sonhos e desejos dos adolescentes e jovens. “Essa oficina também confecciona murais com colagem de papéis coloridos em que se expressam os registros poéticos”, contou.

A iniciativa também promoveu a vinculação dos participantes ao serviço de acompanhamento pós-medida ofertado pelo Iases. "Essas iniciativas são fundamentais. Primeiro, porque cria o vínculo entre os adolescentes e jovens e o serviço de atendimento ao egresso do Iases, demonstrando que a retomada da vida após a medida pode acontecer com o apoio de uma equipe que poderá dar muito suporte para os encaminhamentos e à continuidade do projeto de vida elaborado pelos socioeducandos durante a medida. Segundo, porque apoia na sistematização dos valores pessoais, ideias e sonhos reconstruídos ao longo desse tempo de privação da liberdade", destacou Lívia Cardoso.