Adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro Socioeducativo de Atendimento em Conflito com a Lei (CSE) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), participaram de uma palestra sobre profissionalização e trabalho para jovens com o subsecretário de Estado do Trabalho, Emprego e Geração de Renda, André Pessoa dos Santos.
A palestra aconteceu no último dia 27 de setembro, na unidade, e foi baseada no Estatuto da Juventude. Na ocasião, os 14 adolescentes aprenderam que o jovem é, legalmente, definido como a pessoa entre 15 a 29 anos, e que tem o direito ao trabalho digno, a formação profissional e a igualdade de oportunidade no mercado profissional.
Foram apresentados programas e políticas públicas que ajudam os jovens a se inserirem no mercado de trabalho, como o Jovem Aprendiz, o Estágio Supervisionado e os cursos oferecidos por instituições como Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e os Institutos Federais, além de iniciativas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
A palestra também contou com a participação da gerente de Políticas para a Juventude do Governo do estado do Espirito Santo, Cristhiany Miranda, e da Gerente de Oferta Educacional e Social do Senac, Ana Cláudia Braga Schmitt.
Na ocasião, os palestrantes também abordaram os principais desafios enfrentados pelos jovens, como a mão de obra desqualificada e a falta de pessoas dispostas ao trabalho e frisaram que o Sistema Nacional de Emprego (SINE), de cada um município tem vagas de emprego para o jovem.
“Eles reforçaram a importância da reponsabilidade conjunta entre governo, escola, empresas e sociedade na promoção de oportunidade de qualificação e emprego para os jovens.
E incentivaram os jovens a buscarem informações sobre seus direitos, participarem de programas de formação e se envolverem em espaço de participação social como o Centro de Referência de Juventude, ressaltando que a profissionalização é um passo essencial para a autonomia e o exercício pleno da cidadania.
Segundo o gerente do CSE, Adilson Mauricio dos Santos, os palestrantes reforçaram a importância da reponsabilidade conjunta entre governo, escola, empresas e sociedade na promoção de oportunidade de qualificação e emprego para os jovens e incentivou os socioeducandos a buscarem informações sobre seus direitos, participarem de formações profissionais e se envolverem em espaço de participação social como o Centro de Referência de Juventude (CRJ). “A profissionalização é um passo essencial para a autonomia e o exercício pleno da cidadania”, relatou.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
Instagram: @iasesoficial