04/09/2023 15h15 - Atualizado em 20/12/2023 15h58

Socioeducandos da Unip Norte participam de projeto sobre alimentação saudável

Com o objetivo de aprender a se alimentar de forma saudável, os socioeducandos da Unidade de Internação Provisória (Unip Norte) participaram de um projeto sobre alimentação saudável e distúrbios alimentares desenvolvido por professores da Escola Estadual José de Caldas Brito, escola referência da unidade.

 

Para auxiliar nas orientações, os socioeducandos receberam a visita da nutricionista Marcia Pontes da Silva, na última terça-feira (29). “Na ocasião, ela falou sobre a busca de padrões alimentares saudáveis, economicamente viáveis e culturalmente aceitos pela sociedade em geral. Assim, pode contribuir de modo significativo para a sensibilização da importância de hábitos alimentares saudáveis na vida dos adolescentes e também sobre os prejuízos que uma alimentação errada pode ocasionar’, contou a professora da Escola Estadual José de Caldas Brito, Larissa Fracalossi Lucas.

 

A professora contou que a ideia do “Projeto Trimestral: Alimentação Saudável e distúrbios alimentares” surgiu a partir da necessidade debater nas escolas sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada e, além disso, demonstrar aos adolescentes que uma alimentação saudável não precisa e não deve ser cara, pois é possível apreciar alimentos in-natura. “A saúde de uma pessoa depende dos seus hábitos alimentares e essas informações devem ser trabalhadas em todos os ambientes, principalmente na escola, espaço apropriado para transformar, orientar e despertar o interesse para as mudanças no comportamento alimentar”, afirmou Larissa Fracalossi Lucas.

 

Ela explicou que as atividades foram divididas em tópicos e que abordaram diversas temáticas dentro do assunto alimentação, como classificação dos alimentos, índice de massa corporal e doenças relacionadas a alimentação. “A produção de trabalhos/materiais com os alunos foi dividida por turmas e orientada pelos professores das disciplinas associadas, sendo confeccionado dois murais, um com a pirâmide alimentar e outro com o semáforo da alimentação”, contou a professora.

 

Após a palestra com a nutricionista foi ofertado uma salada de frutas, para os adolescentes, professores e agentes socioeducativos.

 

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard