24/10/2025 17h12 - Atualizado em 24/10/2025 17h33

Servidores do Iases participam de visita técnica ao Ciodes

Treze servidores que atuam na Coordenação de Apoio Especializado (Caesp) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) fizeram uma visita técnica a base do Instituto localizada no Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).   O objetivo foi conhecer os novos protocolos que serão utilizados pela Gerência de Segurança e Proteção à Pessoa (Gesp) do Iases para acionamento de apoio tático e de escolta aos socioeducandos.

A visita técnica aconteceu no último dia 13 e, na ocasião, os agentes viram de perto como funciona o trabalho dos operadores do Iases dentro da Central de Operações. “Iniciamos as visitas com a Caesp porque estamos adotando um novo fluxo para acionamento do apoio tático ou qualquer tipo de escolta. A partir de agora, todas as solicitações desses apoios serão feitas via nossa base presente no Ciodes. Essa mudança vai permitir que geremos dados estatísticos mais fidedignos com a nossa realidade e permitir que atuemos cada vez mais de forma estratégica em nossos atendimentos”, explicou a subgerente de Segurança e Proteção à Pessoa (Gesp), Lorena Nicoline, que informou ainda que todos os subgerentes de segurança das unidades também farão a visita técnica.

Na ocasião, os servidores da Caesp também conheceram de perto o funcionamento da rotina integrada entre as Forças de Segurança que compõem o Ciodes. O chefe de operações do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) no Ciodes, major Leidervan Alves da Silva, apresentou o local e ressaltou a importância da base operacional do Iases dentro da Central de Operações. “A presença do Iases aqui no Ciodes permite uma resposta mais rápida por parte das forças de segurança, caso seja necessário. Para isso, após ser gerada a ocorrência via 190, basta o agente do Iases vir até o terminal do oficial cop e fazer a solicitação que viaturas da Polícia Militar serão enviadas rapidamente para o local favorecendo a redução do tempo resposta para aquele atendimento”, explicou o policial militar.

Base no Ciodes

Há quatro anos, agentes do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão operando dentro do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes-190). Desde então, atendem ocorrências referentes ao sistema socioeducativo no Estado e despacham os registros de interesse específicos do Instituto, principalmente, no acompanhamento de escoltas a adolescentes.

Além do fortalecimento da integração com a Polícia Militar (PMES), com a Polícia Civil (PCES), com o Corpo de Bombeiros Militar (CBOM), com a Guarda Municipal de Vitória (GMV), com a Secretaria da Justiça (Sejus) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a base do Iases no Ciodes possibilitou o compartilhamento de informações, por meio dos sistemas integrados.

A Central atua de forma integrada e harmônica ao Ciodes, mas é independente e está ligada diretamente à Diretoria de Ações Estratégicas do Instituto.

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
 Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard