20/10/2025 16h05 - Atualizado em 21/10/2025 12h37

Roda literária aborda o tema ‘Machismo’ com socioeducandos do CSE

A equipe do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), uma das 13 unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), promoveu uma Roda de Leitura para debater o machismo e promover a leitura crítica sobre o tema com os socioeducandos.

Seis adolescentes que cumprem medida socioeducativa participaram da atividade que aconteceu na última quarta-feira (15), na biblioteca da unidade. Na ocasião, a equipe pedagógica da unidade abordou o tema com base no livro “Masculinidade e Dispositivo da Eficácia: Guia de Autorreflexão e Desconstrução do Machismo para Homens”.

De acordo com o gerente do CSE, Adilson Mauricio dos Santos, essa ação tem um papel importante em ampliar a visão de mundo dos adolescentes. “Por meio da leitura e da reflexão conjunta, buscamos estimular a autorreflexão, desconstruir padrões de comportamento e ampliar a consciência dos adolescentes acerca das relações de gênero e da responsabilidade individual e coletiva na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.

Ele disse ainda que esta foi a primeira Roda Literária na unidade. “Esse primeiro encontro promoveu muito diálogo, reflexão e uma construção coletiva de saberes”, revelou o responsável pelo CSE que acrescentou ainda que, ao todo, serão oito encontros, que acontecerão todas as quartas-feiras, com previsão de encerramento no dia 3 de dezembro deste ano.

A ação se insere no campo das práticas socioeducativas, valorizando o pensamento crítico, a escuta empática e o respeito mútuo, como instrumentos de transformação pessoal e social.

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
 Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard