28/06/2023 16h45 - Atualizado em 20/07/2023 16h41

Iases promove seminário sobre Espiritualidade e Saúde Mental

Durante dois dias, cerca de 90 pessoas se reuniram no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ( Sebrae) para falar sobre Espiritualidade e  Saúde Mental. O Seminário que teve como título: "O Resgate do Sagrado no Humano", foi promovido pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), por meio da Subgerência de Escolarização e Espiritualidade (Suesp). O evento aconteceu na última quinta-feira (22) e sexta-feira (23), em Vitória.

Na ocasião, o diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho, agradeceu a presença de todos e compartilhou experiências pessoais com a espiritualidade. "Parabenizo todos pela iniciativa desse seminário. Em um mundo onde as pessoas estão cada vez menos espiritualizadas, esse seminário é providencial em resgatar a espiritualidade nas pessoas", afirmou.

 

Para a diretora socioeducativa do Iases, Frantieska Monteiro, o Seminário foi uma provocação ao início de novos olhares, um novo semear do sagrado em nós. “As lembranças dadas ao final do evento que foram as mudas de plantas nas espécies: brasileirinho, cróton, dracena vermelha e icsória expressaram a mensagem para que possamos resgatar em nós o respeito às nossas diferenças como povo miscigenado e diverso que somos, lembrando que, independente das nossas religiões e em consonância com a filosofia da justiça restaurativa, dentro de cada um de nós está o verdadeiro eu: bom, sábio e poderoso. E nós do Iases acreditamos que cada um tem um eu que é bom, sábio, poderoso e sempre presente”, avaliou.

 

Entre uma palestra e outra, aconteceram apresentações teatrais, culturais e musicais. Um dos destaques do seminário foi a apresentação teatral da peça: “A escolha”, protagonizada por um socioeducando de 16 anos que cumpre medida socioeducativa na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) e acompanhado da agente socioeducativa Maria Aparecida Rigueti e do agente socioeducativo Gilberto Santos, referência de espiritualidade da unidade.

Outra apresentação, dessa vez cultural, foi realizada por uma socieducanda da Unidade Feminina de Internação (UFI) que declamou e expressou a música: “A Paz”, criada por meio das aulas de expressão corporal pelo agente socioeducativo Jurandir Gusmão juntamente Kelly Cristina, referência de espiritualidade na Unidade.  Além disso, os participantes também puderam assistir a apresentações musicais da servidora da Suesp, Daniele Bragança, acompanhada pelo músico, Rodrigo Specemille; e apresentação da voluntária na assistência religiosa pela Igreja Metodista Wesleyana de Guarapari, Adriana Bitencourt Lopes Almeida.

 

Para a servidora Daniele Bragança, uma das referências em espiritualidade da Suesp e organizadoras do evento, o Seminário teve como objetivo sensibilizar para a importância de resgatar o sagrado em nós, destacando a relevância do exercício da espiritualidade na saúde mental e dando visibilidade e notoriedade ao tema Espiritualidade, dentro do sistema socioeducativo. “Ressaltamos que tanto a espiritualidade, enquanto valores humanos, como a assistência religiosa devem se constituir como um elemento promotor de direitos”, destacou.

 

Já a subgerente da Suesp, Ana Carolina Lemos Macal, avaliou como uma experiência muito positiva a realização do Seminário. “ Acreditamos que a repercussão do tema e as abordagens puderam mostrar o zelo e o sucesso alcançado junto aos participantes do Seminário, bem como a construção de novas parcerias como o Sebrae que nos deu total apoio durantes os dois duas de evento”, afirmou.

Ela destacou ainda que a realização do evento só foi possível graças às diversas parcerias e cita alguns exemplos. “O coffee break  que foi servido durante o Seminário foi produzido por socioeducandos das unidades Unis, Unidade de Internação Provisória I , Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei e UFI que fazem o curso de gastronomia oferecido pelo Programa Qualificar da Secti. Já as mudas que foram entregues aos participantes foram doações recebidas da Penitenciária Agrícola de Viana”, relatou.

 

Ainda dentro da programação, foram entregues um certificado aos representantes das organizações religiosas que atuam nas Unidades Socioeducativas como forma de agradecimento pelo trabalho e a   dedicação aos socioeducandos.

O seminário teve carga horária de 16 horas e teve como público alvo: servidores do sistema socioeducativo, socioeducandos, convidados do sistema de garantia de direitos, organizações religiosas que atuam na assistência religiosa das Unidades Socioeducativas e interessados no tema. Ao final, os participantes receberam certificado. 

 

 

Palestras

A programação do primeiro dia contou com as palestras sobre “Aspectos Psicológicos da Privação da Liberdade e a Importância do Exercício da Espiritualidade” cujo tema foi abordado pelo o psicólogo e especialista em Gestão de Políticas Sociais Públicas e Privadas e servidor de carreira da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social  (Setades ), Lutz Franthesco da Silva Rocha. “Um evento desse tamanho mostra o comprometimento do Instituto em tratar sobre o assunto. Fazer um evento como esse é um marco simbólico, mas precisa ser um marco de compromisso. E que não seja um marco de chegada e sim de continuidade”, destacou.

Já o bacharel em comunicação social e jornalismo, Vinícius Perni Rossi, discursou sobre o tema: “O Resgate do Sagrado no Humano”. A médica nefrologista, Ana Catarina Tavares Loureiro, falou sobre  “Saúde e Espiritualidade”, e apresentou a cientificidade ao tema espiritualidade.

 

Durante o segundo dia, o advogado Romerito Oliveira da Encarnação, falou sobre “A Importância da Assistência Religiosa na Privação de Liberdade - dimensão jurídica”. Em seguida, foi a vez do teólogo e pedagogo,  José do Nascimento Lira Júnior, com o tema “Intolerância Religiosa”, e apresentar uma abordagem sobre a importância do Respeito. “ Ele nos presentou com um vídeo do Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro e presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Joel Portella Amado, encaminhado especialmente para este evento, representando a amizade em meio a diversidade religiosa”, afirmou Daniele Bragança.  

 

O  atual vice-abade do Mosteiro Zen Morro da Vargem , o Monge Kendo Bitti, falou sobre o tema “Espiritualidade e Saúde Mental no aspecto de valorização da vida”. Por fim, a pedagoga de carreira do Iases  e palestrante, Andrea Cristina de Oliveira, abordou o tema “Espiritualidade e Perdão” e relatou  uma experiência real vivenciada por ela e sua família, uma questão tão delicada e presente no cotidiano social.

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard