20/07/2023 17h37 - Atualizado em 20/07/2023 17h39

Iases capacita servidores das unidades para implementação do Programa de Atendimento ao Egresso

A equipe do Núcleo de Atendimento ao Egresso do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado (Iases) está visitando as unidades do Instituto para capacitar os técnicos responsáveis pelo atendimento socioeducativo sobre os objetivos e ações do Programa de Atendimento ao Egresso (Paesse). O encontro visa fortalecer a capacitação dos profissionais envolvidos e promover a troca de experiências, contribuindo para a qualidade do atendimento socioeducativo oferecido pelo Instituto.

No último dia 06, a equipe esteve na Unidade de Internação Sul (Unis Sul) e na   Unidade de Internação Provisória Sul (Unip Sul) para promover a "Oficina Integrada de Planejamento das Ações e Implementação do Programa de Atendimento ao Egresso”.

“Essa oficina foi pensada de forma bem didática, pois desde o ingresso do adolescente em uma das unidades do Iases já pensamos nele como egresso e, por isso, realizamos essas oficinas para implementação do Paesse com ações de preparação gradativa para o desligamento da medida socioeducativa”, disse a responsável pelo Nuae, Caroline Baptisti Silva Tomaz.

Ela explicou que a Oficina foi pensada como espaço formativo a fim de munir a equipe técnica de informações, orientações e oferecer instrumentos para o planejamento em conjunto das ações do Paesse que convergem com as fases das medidas de internação e semiliberdade. “Além disso, também apresentamos os recursos disponíveis no Instituto para auxiliar na adesão ao Paesse e ao Sistema de Garantia de Direitos e disponibilizamos metodologias possíveis. A oficina também permite o desenvolvimento de uma metodologia ativa na qual  os técnicos constroem os instrumentais do Programa a partir de casos reais de socioeducandos”, afirmou a responsável pelo Nuae, Caroline Baptisti Silva Tomaz.

Diante dessa oficina, a pedagoga Socioeducativa, Arianny Cuzzuol Fonseca, ressaltou que, na Região Sul, o objetivo é  articular a rede do Sistema de Garantia de Direitos dos territórios que compõem essa região e promover o acompanhamento dos adolescentes e jovens egressos que receberam extinção de medida socioeducativa promovendo sua reintegração social por meio da garantia de acesso e permanência na Educação Básica. “Além disso, estamos focados no fortalecimento da oferta de qualificação profissional, na inserção no mundo do trabalho, na continuidade dos atendimentos em saúde, no fortalecimento da inserção em atividades de esporte, cultura e lazer e no rompimento do ciclo infracional do adolescente/jovem egresso”, afirmou.

Essa ação é parte fundamental na implementação do Programa de Atendimento ao Egresso, tanto na Região Metropolitana, quanto nas Regiões Norte e Sul e já participaram equipes da Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), da Unidade de Internação Provisória I (Unip I), do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) e das Casas de Semiliberdade de Serra e de Vila Velha.

Paesse

O Programa de Atendimento aos Egressos do Sistema Socioeducativo, instituído no Iases por meio da Instrução de Serviço nº 366, de 23 de outubro de 2020, tem como foco ações planejadas para os adolescentes e jovens das unidades socioeducativas e para aqueles que já saíram e tem como premissa ser uma força de trabalho que, com os projetos e programas do Estado Presente em Defesa da Vida, visa impactar nos índices de violência do nosso Estado, principalmente, no que tange à população jovem.

A adesão ao programa tem caráter voluntário e todas as propostas de ações com esses jovens têm a intenção de motivá-los para aderirem ao Paesse e, consequentemente, garantir um acompanhamento sistemático, que permite auxiliar os socioeducandos no acesso às políticas sociais fundamentais de reinserção, além de ampliar as possibilidades e a efetivação de um projeto de vida propositivo para a ruptura da reincidência em atos infracionais.

A responsável pelo Nuae, Caroline Baptisti Silva Tomaz explicou que o Paesse possui duas ações: ações de preparação gradativa para o desligamento da medida socioeducativa e ações para o acompanhamento e apoio ao egresso já no momento em que ele foi liberado e a medida foi extinta.

Ela explicou ainda que as duas primeiras etapas do Paesse são exclusivas de atuação da equipe da unidade e a terceira é organizada pela equipe do Nuae com a participação da equipe da unidade com vinculação exclusiva do Núcleo.