18/06/2024 16h44

Unis Sul realiza Feira de Ciências com foco em gerenciamento de resíduos sólidos

Os socioeducandos da Unidade de Internação Socioeducativa Sul (Unis Sul) puderam ver de perto o que aprendem durante as aulas de ciências. Isso porque, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), por meio da Unis Sul, em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu) promoveram a IV Feira de Ciências, com o tema "Gerenciamento de Resíduos Sólidos: O Planeta Terra está em nossas mãos".

A feira aconteceu na última sexta-feira (14) e teve a participação de 68 socioeducandos. De acordo com o gerente da unidade, Alessandro Mateus, a quarta edição da Feira de Ciências foi fruto de um trabalho interdisciplinar realizado pelos professores e alunos em sala de aula. “A gerência, a equipe multidisciplinar, os agentes da unidade socioeducativa, o corpo docente, os alunos e seus familiares participaram ativamente do evento, reforçando a importância da educação ambiental”, destacou.  

Durante a feira, foram apresentados diversos objetos confeccionados com materiais que iriam para o lixo. “Foram momentos de grande aprendizagem, pois a confecção dos objetos a partir de materiais que iriam para o lixo demonstrou, de maneira lúdica e participativa, que a forma interdisciplinar de trabalhar os conteúdos pode promover a aprendizagem e a interação entre professor e aluno. Além disso, demonstrou também a criatividade e o comprometimento dos adolescentes com a preservação ambiental”, declarou a professora Denize Gomes Duarte Costa.

Um dos socioeducandos que cursa 5ª etapa expressou sua impressão sobre a atividade. “Aprendi vários conteúdos novos, inclusive a importância de preservarmos o meio ambiente. E, conforme aprendemos, podemos constatar que não existe lixo, mas produtos que são jogados no meio ambiente, causando grandes problemas ambientais”, afirmou o jovem.

A professora Erliane Maximo Cardozo acrescentou que a Feira de Ciências é uma oportunidade para os alunos, professores e toda a comunidade escolar colocarem a mão na massa. “Saímos do abstrato e comprovamos o que tanto falamos em nossas aulas: na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma! E os nossos alunos o fizeram, transformaram o que antes viam como lixo em trabalhos úteis e trouxeram este olhar para os visitantes. Não há nada descartável, tudo é reciclável”, ressaltou.

A representante da Defensoria Pública de Cachoeiro de Itapemirim, Emiliana Carolina de Oliveira Monteiro, também esteve presente na Feira de Ciências e elogiou os trabalhos dos jovens. “Percebemos que eles realmente pesquisaram e estudaram para poder fazer os trabalhos. Fiquei muito emocionada e feliz com o que vi e também por ver a alegria dos socioeducandos ao apresentar os trabalhos”, relatou.

Segundo a pedagoga da Sedu e coordenadora do evento, Juliana Carlette Menegussi, todas as áreas participaram ativamente, colocando em prática ações voltadas para o meio ambiente. “Os alunos tiveram a oportunidade de se envolver de forma protagonista, responsabilizando-se por reciclar, reaproveitar materiais e confeccionar produtos que visaram a preservação ambiental”, pontuou.

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard