13/05/2024 17h34 - Atualizado em 27/05/2024 16h27

Unis Sul celebra 1° dia "Família na Escola” do ano

Setenta e um socioeducandos da Unidade de Internação Socioeducativa Sul (Unis Sul) celebraram na última sexta-feira (10) e na quinta-feira (09) o “Dia Família na Escola”. A ação faz parte do Calendário Escolar da Secretaria da Educação (Sedu) e homenageia as famílias durante todo o mês de maio e promove a inserção delas no ambiente escolar socioeducativo.

Nesta sexta-feira (10) participaram 53 estudantes do Ensino Fundamental.  Durante a ação, os familiares puderam participar das atividades juntos com os jovens, conheceram os ambientes da escola como a biblioteca e o laboratório de informática, assistiram a uma aula junto com os socioeducandos e participaram do recreio.  Na quinta-feira (09), 18 jovens que cursam o Ensino Médio participaram da ação, bem como seus parentes.

De acordo com a pedagoga da Unis Sul, Mary Jane Alves, os familiares foram recebidos no Coreto da Unidade com uma apresentação musical que foi preparada, especialmente para a ocasião durante as aulas de musicalização.  “Os jovens fizeram uma apresentação com flauta, escaleta, trompete e foram acompanhados pela professora no saxofone. Ao todo, foram apresentadas três músicas. Além disso, os pais também puderam assistir a uma apresentação de um vídeo com algumas atividades realizadas com os alunos.  Ao final, eles se sentiram valorizados por estarem inseridos no contexto e verem de perto o que acontece com os filhos. Ficaram muito agradecidos”, ressaltou.

A mãe de um dos socioeducandos agradeceu a iniciativa. “Acho muito importante tanto para ele quanto para gente. Eu não tive a oportunidade de estudar, mas acho isso fundamental na vida do meu filho e com o nosso apoio, meu e do pai dele, nós vamos estar juntos para tudo o que ele precisar”, destacou.

O pai do jovem também esteve na apresentação e destacou a importância do ensino na vida do filho dentro e fora do Iases. “Eu não podia nem vir hoje, mas vim para poder conhecer o trabalho e entender como funciona. Gostei muito de ver como as coisas acontecem aqui e de saber que a equipe técnica tem tratado bem meu filho. Mesmo com as dificuldades de aprendizado dele, ele está aprendendo muito aqui na escola e, no que depender de nós, vamos nos esforçar ao máximo para que ele continue estudando quando sair daqui”, adiantou o pai.

Para o jovem, a presença da família na escola ajudou a unir ainda mais a família. “O evento foi muito importante para nossa família e para nossa união.  Minha família está muito mais unida do que antes. Quando eu estava lá fora, infelizmente, eu não estava conseguindo evoluir bem na escola, mas hoje eu vejo a importância disso para mim e para minha vida. Aqui dentro eu estou aprendendo mais e tenho mais oportunidades de fazer cursos profissionalizantes. Agradeço o trabalho que a equipe técnica vem fazendo comigo”, afirmou.

A pedagoga da Sedu que atua na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Claudionor Ribeiro- escola referência, Juliana Ramos Carlette Meneguss, afirma que o trabalho em parceria com o Iases é a prioridade na escola.  “Pudemos ver como é importante a presença dos familiares na escola. Os meninos ficaram empolgados, prepararam atividades, fizemos dinâmicas com os professores envolvendo os pais e os filhos, foi muito bonito ver essa ação dentro da unidade, pois nós vemos que a família é a base de tudo e o quanto é importante colocar a educação do filho como prioridade.  Na socioeducação, a educação é a base, e esses meninos quando saírem do Iases, tem que ter a família como base para dar continuidade ao seu projeto de vida.  De fato, foi uma experiência valiosíssima ver como faz a diferença quando a família se encontra em parceria com a socioeducação e com a educação”, relatou.

Por fim, a professora de Química, Erliane Maximo Cardozo, avaliou como muito importante dar oportunidade para a família conhecer o ambiente escolar e os professores conhecerem os pais dos alunos.  “Foi maravilhoso ver os meninos sorrindo com os familiares chegando e ver os olhos dos familiares brilhando assistindo o vídeo com os meninos fazendo as atividades deles, conhecendo os locais onde os filhos estudam, poder folhear o caderno do filho, ouvir histórias dos filhos e saber pelos amigos deles como eles se comportam em sala de aula. Já estamos ansiosos pelo próximo”, salientou.