18/07/2023 16h22 - Atualizado em 18/07/2023 16h24

Trabalhos realizados por socioeducandos da Unimetro são expostos durante Mostra Cultural

Uma mostra cultural movimentou a rotina dos socioeducandos da Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) no último dia 11. Isso porque eles puderam apresentar em stands os trabalhos realizados no primeiro semestre, durante Oficina de Chaveiro e Grafite realizada pelo Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Letras e Rimas, além dos resultados do Pacto Ecológico Capixaba Ora-pro-nóbis e da Oficina de Corte de Cabelo e Tranças.

A Mostra Cultural 2023– Culminância dos Projetos Juventudes, Palestra Ora-pro-nóbis e apresentação das Oficinas do Centro de Referência das Juventudes de Terra Vermelha e de Aracruz foi realizada na quadra da Unimetro e organizada pela equipe socioeducativa. O evento contou com a presença de representantes dos projetos e dos familiares dos jovens.

“Os projetos são muito bem-vindos, uma vez que estimulam o imaginário; desenvolvem as capacidades criativa e cognitiva dos socioeducandos; favorecem a diminuição dos níveis de estresse e ansiedade; e reforçam as habilidades de raciocínio e concentração, aumentando a autoestima”, destacou a gerente da Unimetro, Lorena Carvalho Nicoline,

Um socioeducando da fase conclusiva e participante da Oficina de Chaveiro e Grafite foi indicado pela equipe técnica para discursar sobre a oportunidade ofertada com o Projeto. “No início, tivemos muita resistência. Mas os professores foram nos conquistando com profissionalismo e paciência. Além da colaboração da equipe técnica e dos agentes socioeducativos, conseguimos desenvolver habilidades que nem nós imaginávamos que éramos capazes”, comentou o jovem. 

A mãe do socioeducando também ficou emocionada ao ver os trabalhos realizados pelo filho. “Estou muito orgulhosa”, disse, segurando um chaveiro confeccionado pelo filho. Ainda durante a mostra, uma adolescente em cumprimento de modalidade socioeducativa na Unidade Feminina de Internação (UFI) ofertou o serviço de tranças e mostrou aos presentes toda a habilidade manual dela.

Na ocasião, o professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e representante do Projeto Pacto Ecológico Capixaba, Zanata Brandão, apresentou os benefícios da hortaliça ora-pro-nóbis, que também é conhecida como “carne verde” ou “carne vegetal”, devido ao elevado teor de proteína e minerais, especialmente cálcio e ferro.

Os convidados puderam degustar um antepasto produzido com a planta e levar para casa uma muda da planta ofertada pela Secretaria de Agricultura de Viana. “Apesar da elevada riqueza nutricional e paladar único, a planta ora-pro-nóbis ainda é pouco utilizada e o potencial alimentar dela é subexplorado”, destacou o secretário da pasta, Cezar Lázaro.

Também estiveram presentes no evento a subgerente socioeducativa da Unimetro, Izabella Dias; a subgerente socioeducativa da Unidade Feminina de Internação, Andrea Cristina de Oliveira; a representante do Projeto Juventudes, Suellen Silva da Cruz; os representantes do CRJ de Aracruz, Ana Paula Golden e Willian Matos; além da equipe técnica da Unidade de Internação Provisória II, a equipe do Núcleo de Atendimento ao Egresso (Nuae), e a coordenadora interina do CRJ, Caroline Silva de Souza.

Horta da Unimetro

A horta da Unidade de Internação Metropolitana, a Unimetro, é fruto de uma parceria entre o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) e a Secretaria de Agricultura de Viana, por meio do projeto “Cultiva Viana”, que conta com o apoio técnico do Ifes – Campus de Vila Velha. 

Em fevereiro do ano passado, a Unimetro ampliou e deu início ao plantio de ora-pro-nóbis, uma hortaliça que também está sendo conhecida como “carne verde” ou “carne vegetal”, devido ao elevado teor de proteína e minerais, especialmente cálcio e ferro.


Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard