Pela primeira vez, adolescentes que cumprem medida socioeducativa em uma das unidades do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) estão participando do concurso de redação do Programa Jovem Senador 2023. As redações produzidas por dois socioeducandos estão concorrendo a uma das vagas para representar o Espírito Santo no programa. O tema deste ano é "Saúde mental nas escolas públicas".
Os dois estudantes, sendo um deles de 17 anos e que cumpre medida socioeducativa no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE) e o outro de 19 anos da Unidade de Internação Norte (Unis Norte), estão matriculados nas escolas referência, a Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental (EEFM) José de Caldas Brito e a EEEFM Prof. Augusto Luciano, responsáveis por inscrevê-los no concurso.
“A participação dos socioeducandos no Programa Jovem Senador é de extrema importância, uma vez que incentiva a cidadania ativa, estimula o protagonismo juvenil e proporciona uma oportunidade única de conhecer e vivenciar o dia a dia do Senado, ao atuarem como parlamentares, além de ampliar o conhecimento sobre a política brasileira”, afirmou a subgerente de Escolarização e Espiritualidade, Ana Carolina Lemos Macal.
O prazo para a seleção da fase estadual se encerra nesta quarta-feira (31), quando as Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal devem enviar ao Senado as três redações escolhidas.
Programa Jovem Senador
Criado há mais de uma década, o programa Jovem Senador tem como objetivo incentivar os estudantes a desenvolverem pensamento crítico-reflexivo sobre os problemas sociais e a conhecerem a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
A participação dos jovens ocorre por meio de um concurso de redação. Para concorrer, os candidatos precisam estar matriculados em escolas públicas da rede estadual de ensino, ter no máximo 19 anos completados até 31 de dezembro de 2023 e disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, que acontecerá de 21 a 25 de agosto, em Brasília.
O processo de seleção dos jovens senadores ocorre em várias etapas. Primeiramente, a escola realiza um concurso de redação do Senado Federal, onde os alunos fazem a prova em sala de aula e são escolhidos os representantes de cada instituição para a fase estadual.
Nas etapas seguintes, as secretarias estaduais de Educação selecionam as três melhores redações recebidas e as enviam ao Senado Federal para a seleção final. Serão escolhidas 27 redações, uma de cada estado brasileiro e do Distrito Federal. Os autores dos textos vencedores terão a oportunidade de participar da Semana de Vivência Legislativa, durante a qual exercerão o papel de jovens senadores, discutindo e votando projetos que poderão se tornar leis.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial