15/08/2023 14h45

Socioeducandos da Unip Norte participam de projetos com foco na promoção da expressão artística

A Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte) tem se dedicado, nos últimos meses, a três projetos que oferecem oportunidades criativas e educativas aos adolescentes, com foco na promoção do desenvolvimento e da expressão artística. Os projetos “A arte através das telas”, “Descobrindo histórias” e “Capturando momentos” foram selecionados pelo edital do Projeto JuventudES, uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

A gerente da unidade, Rita de Cássia dos Santos Cortez, destacou o impacto positivo desses projetos na vida dos adolescentes. “É notório o nível de satisfação dos adolescentes que participaram dos projetos, merecendo destaque o descobrimento de dons ainda não conhecidos e a vontade de continuar nessa busca, vislumbrando novos projetos de vida”, pontuou.

Entre os projetos, o “A arte através das telas” proporcionou aos jovens o contato com a cultura da arte por meio de desenhos e pinturas, possibilitando a descoberta de novos talentos, além de ser um entretenimento que envolve a arte e a educação, e atrai a atenção dos adolescentes/jovens. 

“As ações consistiram em rodas de conversas em que foram apresentadas as técnicas de pinturas e estimuladas a criatividade de uma forma artística, despertando o desenvolvimento e o potencial do adolescente. A iniciativa contou também com a apresentação de vídeos e imagens sobre pintura em telas, além da realização de aula prática e exposição das atividades executadas durante o projeto”, explicou Rita de Cássia Cortez.

Já o projeto “Descobrindo histórias” teve como objetivo desenvolver o hábito e a apreciação pela leitura, proporcionando aos adolescentes por meio de leituras oportunidades de ampliar seus conhecimentos em relação a si próprio e as suas vivencias na sociedade, promovendo pensamentos críticos pessoais e culturais. Além das rodas de conversa e encontros de leitura, os participantes tiveram a oportunidade de explorar narrativas audiovisuais que relacionam o aprendizado com o poder da imaginação.

A expressão da realidade vivida pelos socioeducandos, por meio da técnica visual e utilizando a ferramenta máquina fotográfica, foi o foco do projeto “Capturando momentos”. Além de buscar capacitá-los, incentivar a autonomia e a geração de renda, promovendo a responsabilidade social, o projeto buscou estimular o olhar dos adolescentes acerca da privação de liberdade; a importância de cada documentação civil para a construção da cidadania; a relevância do fotografo no mercado de trabalho, e as técnicas para o registro fotográfico.



Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard