Quase 150 servidores do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) participaram da primeira reunião para construção do Planejamento Estratégico 2026-2030 do Instituto. O evento aconteceu nessa quarta-feira (16), no auditório da Receita Federal, em Vitória.
Na abertura da reunião, o diretor-geral do Iases, Fábio Modesto de Amorim Filho, destacou os avanços alcançados com o último planejamento estratégico do Instituto, no período 2021-2025. “O planejamento estratégico é como se fosse a nossa carta náutica e vai nos orientar ao longo do caminho. Em 2020, em meio a pandemia, nós nos reunimos e colocamos como visão para os próximos anos que o Iases se tornasse referência nacional até 2025. Pois bem, quem teve a oportunidade de participar do Fórum Nacional da Criança e Adolescente percebeu que o Iases e o Espírito Santo alcançaram esse feito em 2021, muito antes do que planejamos. Desde então, somos referência nacional em vários aspectos, mas isso não foi por acaso, pois nós tínhamos a nossa carta náutica para nos orientar”, afirmou.
Fabio Modesto disse ainda que, a partir de julho, o Iases vai oferecer uma formação para os servidores do sistema socioeducativo do Acre. “Isso é inédito no país, pois nenhum órgão socioeducativo fez isso antes. Outros estados também já nos procuraram, interessados no nosso Sistema de Avaliação Socioeducativo, como Goiás, Mato Grosso e São Paulo. Além disso, em todas as reuniões nacionais de gestores socioeducativos, percebemos que os outros estados estão querendo saber o que a socioeducação do Espírito Santo está fazendo. E pra nós, isso é motivo de orgulho e reforça a importância que tem o planejamento estratégico para a Instituição. Independente do tempo de governo, a organização está aqui e permanecerá e, por isso, nós estaremos pra poder trabalhar e transformar a vida dos jovens porque nós somos transformadores”, acrescentou o diretor-geral do Iases.
O evento contou com a palestra “Inteligência emocional e comunicação consciente para o sucesso do planejamento estratégico”, na qual a subgerente de Qualidade de Vida no Trabalho, da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), Suellen Barone, ensinou técnicas de como lidar com a comunicação e as emoções no ambiente de trabalho. “Façam pausas, respirem e pratiquem a escuta ativa, essas estratégias ajudam a enfrentar as adversidades comuns da rotina. E aí, aquele problema que a gente não queria lidar ou que gostaria de esconder pode acabar virando uma grande oportunidade”, afirmou.
Para falar sobre “A importância do planejamento estratégico”, a gerente de Gestão Estratégica da Secretaria de Economia de Planejamento (SEP), Anna Claudia Aquino, explicou como será desenvolvido o trabalho de construção do plano. “Apresentamos elementos importantes para começar a reflexão dos servidores. Nosso objetivo é elaborar e definir as estratégias do Iases para o período o planejamento estratégico que ficará vigente. Para isso, buscamos que o Iases trace ações e políticas para alcançar os resultados e atender ao seu público alvo por meio da definição dos desafios estratégicos a serem superados e com uma carteira de programas e projetos para implementação de ações que visam a selecionar os principais problemas afetos ao órgão, para que ele possa cumprir a sua missão e alcançar a sua visão de futuro. Desejamos que todos se apropriem desse trabalho e que se tornem guardiões dele”, avaliou.
O diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, falou sobre o cenário econômico e o contexto capixaba e apresentou vários documentos do Governo do Estado que deverão ser usados como base para a construção do Planejamento Estratégico do Instituto. “Só em 2023 foram mais de R$ 4 bilhões de investimentos do Governo do Estado. De 2019 até 2024 já são mais de R$ 17 bilhões de investimentos públicos em várias áreas para melhorar a qualidade de vida da população do Estado. Esses investimentos não são direcionados por acaso. Nós temos o escritório de projetos, o nosso Realiza +, que faz o monitoramento contínuo desses projetos. Tem também o planejamento do Governo do Estado 2023-2026 que é importante como referência nessa revisão do planejamento estratégico do Iases”, orientou.
Planejamento Estratégico
Promovido pela equipe da assessoria da Diretoria-geral, o planejamento estratégico do Iases será feito, pela primeira vez, em parceria com a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), seguindo os padrões estabelecidos pelo Governo do Estado. “O planejamento estratégico na gestão pública tem a finalidade de garantir bons resultados, definindo metas e objetivos, garantindo eficiência, contribuindo ao atendimento do interesse público, trabalhando para garantir uma gestão sólida, formulando cenários com foco em resultados de forma humanizada e com a gestão cada vez mais transparente, permitindo uma visão clara do futuro”, afirma a assessora especial da Diretoria-geral do Iases, Regiane de Oliveira Nolasco.
Ela explica que, por meio da transferência de metodologia, a SEP conduzirá os trabalhos para o planejamento estratégico do Iases. “A participação e o engajamento dos servidores e gestores do Iases é de grande relevância, pois reflete a oportunidade de implementar ideias e propostas, facilitar a comunicação e atualizar as informações essenciais para visualizar o melhor o cenário de alcance de resultados para os próximos cinco anos”, ressaltou Regiane de Oliveira Nolasco.
Para as próximas fases, os participantes vão se reunir e discutir os passos necessários para a definição da missão, visão e valores, bem como a construção da análise da estratégia, análise de desafios, indicadores, ações e metas, estruturação e gerenciamento de projetos. Ao todo serão mais sete encontros, marcados para os dias 16 e 30 de abril; 14, 22 e 29 de maio e 11, 17 e 26 de junho.
Ao final de todas as reuniões, será elaborado o mapa da estratégia para o período 2026-2030, que será o documento norteador para a condução dos processos de gestão e definição de projetos e decisões sobre o cotidiano da comunidade socioeducativa. “Com a gestão participativa, a colaboração na tomada de decisão ocorre de forma flexível e valoriza a participação de todos”, pontuou a assessora especial da Diretoria-geral do Iases.
Texto: Fernanda Pontes
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br
Instagram: @iasesoficial