24/04/2023 16h03 - Atualizado em 24/04/2023 16h04

Núcleo de Saúde do Iases promove ação em prol da saúde mental dos socioeducandos do Norte do Estado

O Núcleo de Saúde (Nusa) do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases) em parceria com o Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (Caad) da Subsecretaria de Estado de Políticas Sobre Drogas (Sesd) realizou uma ação focada na saúde mental dos socioeducandos que cumprem medidas socioeducativas na Unidade de Internação Socioeducativa Norte (Unis Norte) e na Unidade de Internação Provisória Norte (Unip Norte), em Linhares.

 

A iniciativa foi realizada no dia 04 de abril e, de acordo com o responsável pelo Nusa, Wallace Hugo Cangussu, o objetivo dessa parceria foi oferecer resolutividade as demandas psiquiátricas reprimidas entre os socioeducandos que apresentavam histórico de tratamento em saúde mental com uso pregresso de psicotrópicos. “Importante ressaltar que o atendimento psiquiátrico é apenas um dos recursos terapêuticos em saúde mental, não o único. Deve ser acionado, portanto, como último recurso terapêutico e preceder de uma prévia triagem psicológica e encaminhamento qualificado, seguindo o protocolo de encaminhamento psiquiátrico estabelecido institucionalmente”, afirmou. 

 

Ele explicou como é o procedimento quando um socioeducando chega na unidade e apresenta alguns comportamentos que demandem maior atenção por arte da equipe técnica. “O adolescente ou o jovem que dão entrada na unidade é atendido, inicialmente, por um técnico psicólogo de referência que, a partir da identificação dos critérios e condições psicológicas, justifica o encaminhamento à especialidade médica”, afirmou Wallace Hugo Cangussu.

 

Durante a ação, alguns socioeducandos passaram pela avaliação do psiquiatra Vicente de Paulo Ramatis de Lima que, ao final, avaliou as condições oferecidas nas unidades aos socioeducandos.  “Acho que é consenso que vivemos tempos em que o cidadão comum tem muita desconfiança do sistema penal e socioeducativo.  Ao fazer uma visita como médico para atendimento na unidade Iases de Linhares tive a grata surpresa de encontrar um serviço não apenas muito humanizado quanto eficiente. Durante o atendimento aos adolescentes, logo no primeiro contato, percebi o alto nível profissional dos técnicos e agentes daquela unidade”, relatou.

Ele contou ainda que, enquanto caminhava pelas áreas de atividades educacionais se espantou com a beleza dos quadros ali postados nas paredes. “Perguntei qual era o objetivo de tanta arte e, para minha surpresa, fui informado de que as muitas obras vistas ali eram trabalho dos adolescentes.  Eram trabalhos de gravura, xilogravura, litografia e, se não me engano, de serigrafia.  Certamente que esse é um modelo eficiente e que dali sairão jovens com melhores chances de se integrarem à sociedade. Portanto, como cidadão Capixaba, como Médico Psiquiatra e como servidor público parabenizo aos responsáveis pelo belíssimo trabalho desenvolvido naquela unidade”, concluiu o psiquiatra.

 

O chefe do Nusa Wallace Hugo Cangussu informou ainda que, apesar de ter sido uma ação pontual, o Núcleo de Saúde segue em articulação com a rede de saúde municipal de Linhares, incluindo a Rede de Atenção Psicossocial, para garantir o acesso às diversas estratégias de cuidado em saúde mental, pois, de acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Adolescente em Cumprimento de Medidas Socioeducativas (Pnaisari), a responsabilidade pela assistência em saúde é direcionada ao município.

 

 

Ele explica que tal política, definida por meio da Portaria Nº 1.082, de 23 de maio de 2014, estabelece a constituição de espaços de deliberação, construção e encaminhamentos que envolvem a assistência à saúde dos adolescentes e jovens em contexto socioeducativo, subsidiando, desse modo, a elaboração e implementação do Plano Operativo. “Trata-se de um documento norteador da assistência à saúde aos socioeducandos, com pactuações e responsabilidades dos municípios na prestação dessa assistência, tendo como objetivo principal estabelecer diretrizes para a implantação e implementação de ações de saúde que incorporem os componentes da Atenção Básica, Média e Alta complexidade”, finalizou.

 

 

 

 

 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes

(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Instagram: @iasesoficial

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard