14/05/2024 17h16 - Atualizado em 14/05/2024 17h23

Mês de Abril com ações voltadas para a saúde do servidor no Iases

Diversas ações marcaram o “Abril Verde” no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Oficinas de Meditação, Dança Circular, Auriculoterapia, Mindfulness, Alongamento e Boas Práticas em saúde fizeram parte da programação que alcançou 146 servidores que atuam no Instituto. Com o objetivo de cuidar da saúde e segurança no trabalho,  as ações foram organizadas pela Subgerência de Saúde do Servidor (Susas).

As ações foram realizadas no Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase), na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), no Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), na Unidade Feminina de Internação (UFI), na Casa de Semiliberdade de Vila Velha e no Escritório Central, em Vitória.

No Ciase, 17 servidores participaram da oficina sobre “ Mindfulness” oferecida, no dia 23 de abril, pela servidora do Qualivida, Suellen Barone. Na manhã do dia seguinte, 22 servidores da Unimetro participaram da oficina sobre “Alongamento e dicas de Boas Práticas em saúde”, oferecida pela fisioterapeuta Lilian Muniari. “Fico muito feliz quando sou convidada a participar de ações que contribuem para a saúde em todos os ângulos.  A fisioterapia aborda a saúde como um todo e auxilia na coesão e fortalecimento dos grupos de trabalho. Foi um momento importante de interação e que venham mais encontros como esse”, afirmou a fisioterapeuta.

Já na parte da tarde, 14 servidores do CSE participaram da oficina de Meditação conduzida pela assistente social da Prefeitura Municipal de Vila Velha, Luciana Araújo.  No dia 25 de abril, foi a vez de 58 colaboradores que atuam no Escritório Central do Iases participarem da oficina de Auriculoterapia conduzida pelo representante do Qualivida, Marcos Pereira.

No dia seguinte foi a vez da Casa de Semiliberdade de Vila Velha receber a oficina sobre Dança Circular que contou com a participação de 15 agentes e colaboradores que trabalham na unidade. “Foi uma manhã incrível, divertida, leve, acolhedora, com muita dança e conexão entre os participantes!  Parabéns ao Iases pelo comprometimento em promover iniciativas que visem a qualidade e melhoria da saúde e bem estar dos seus servidores”, relatou Lívia Maria de Faria e Silva, responsável pela oficina.

Por fim, no dia 27 de abril,20 servidoras da Ufi participaram também da oficina de Dança Circular, desta vez oferecida pela professora Ana Nery Menelli.

“Fiquei super animada com o convite e logo iniciei a escolha das coreografias um tanto apreensiva porque não  conhecia o Iases. Buscamos coreografias que pudessem levar alegria e também proporcionar momentos de meditação em movimento com muita descontração e centramento. O espaço preparado com carinho possibilitou movimentos soltos e pudemos observar encantadas a expressão facial, o riso solto, o trabalho de cooperação do grupo no sentido de acertar os movimentos e também do se permitir errar. Foi uma linda entrega onde todos vivenciaram seu próprio corpo, o autocuidado, a alegria da partilha e se permitiram ser cuidados”, disse Ana Nery Menelli.

Abril Verde

O Movimento Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. As ações são realizadas durante todo o mês e incentivam a adoção de medidas preventivas para reduzir os riscos e garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.

O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril.

Antes do dia 28, o dia 07 de abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde - OMS, é um momento para trabalhar também questões sérias e importantes relacionadas à saúde dos (as) trabalhadores (as), bem como a sociedade em geral. Promovendo a conscientização e estimulando políticas públicas para o bem-estar da população.

No Brasil, a data começou a ser celebrada em 2005, com a promulgação da Lei n.º 11.121, que instituiu o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Já a cor verde foi selecionada por estar associada aos cursos da área de saúde; além disso, o símbolo da campanha é o laço verde.