05/06/2024 18h14 - Atualizado em 13/06/2024 15h48

Estudantes do Tempo Integral na socioeducação participam de aula de campo

Estudantes do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEETMI) Professora Maria Penedo, situado em Cariacica, e que estão matriculados no Tempo Integral do Centro Socioeducativo de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CSE), participaram, no último dia 21 de maio, de uma aula de campo referente ao componente curricular. A eletiva teve como tema os pontos turísticos do Brasil.

A iniciativa, conduzida pelas professoras Jane Corrêa Pires e Daniele Santana da Luz, foi realizada no Convento da Penha, localizado em Vila Velha. O objetivo foi identificar a importância desse patrimônio para a história e cultura do Estado. A atividade também visou promover a interdisciplinaridade, ao integrar diferentes áreas do conhecimento, como história, geografia, arte, religião e ciências sociais, para uma compreensão mais ampla e holística do Convento e seu contexto.

As atividades propostas estimularam a observação e a análise crítica, ao incentivar os alunos na observação dos detalhes do Convento, ao fazerem perguntas e analisarem de forma crítica as informações apresentadas durante a visita, desenvolvendo habilidades de pensamento crítico e análise. Antes da aula de campo, os alunos foram introduzidos na sala de aula ao contexto histórico e cultural do Convento da Penha. Foram apresentados para eles vídeos, leituras e discussões em grupo, visando sensibilizá-los em relação a essa experiência.

Durante a aula de campo, os estudantes participaram de atividades práticas, como análise de obras de arte, observação da arquitetura e da paisagem com coleta de dados. Foram incentivados a registrar suas observações, pensamentos e aprendizados por meio de anotações.

Após a aula de campo, os estudantes participaram de uma discussão e reflexão, em que tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, fazer perguntas e refletir sobre o que aprenderam durante a aula de campo.

“A aula de campo foi muito significativa, pois estimulou o aprendizado ativo, a conexão entre teoria e prática, o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas e a promoção do engajamento dos estudantes, além de ter proporcionado uma experiência memorável e impactante do que apenas aprender em um ambiente tradicional de sala de aula”, destacou o pedagogo Tiago Ferreira da Silva.

Para o socioeducando da 1ª série do Ensino Médio, a aula permitiu que pudesse conhecer novas culturas e regiões. “Aprendi muito com as aulas em sala e na aula de campo”, disse.

Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon